Pages

A ARTE DE EDUCAR


A ARTE DE EDUCAR


Posted: 15 Jul 2013 04:42 PM PDT

BUMBA-MEU-BOI

        

Como confeccionar um boizinho com embalagem de Danoninho e rolo de papel higiênico. Siga os passos abaixo. 

Para todas as colagens, considere um tempo de secagem de 10 a 15 minutos.
  

01 - Cola Branca 
02 - Rolo de Papel Higiênico 
03 - Copinho de Danoninho
04 - Fitas Coloridas 
05 - Papel Espelho
06 - Pincel
07 - Lantejoulas e Estrelinhas
08 - Olhinhos
09 - Palito de Sorvete
10 - Tesoura sem ponta 


Como Fazer

Pegue seus palitos de sorvete e quebre no meio. Em seguida cole os palitos no rolo de papel higiênico, conforme figura 01.

  
 

Agora recorte um pedaçode papel espelho com o
seguinte formato: 15 cm x 10 cm, conforme figura 02.





Agora vamos precisar de: fita colorida, 
pincel e cola branca, conforme figura 03.
 
Recorte pedaços de fitas para colar nas bordas do papel espelho, conformefigura 04.


 
Depois de colada as fitas na capa, retire o excesso de fita, cortando as pontas para melhor acabamento,  conforme figura 05.


 
Agora decore a capa com lantejoulas e estrelinhas, conforme figura 06. 





Agora começaremos a trabalhar a cabeça. 
Faça um corte acentuado para separar as orelhas, conforme a figura 07.

  

O formato do corte deverá ser parecido com a  
figura 08.
Note que a parte de baixo está arredondada.

 

Para o focinho, vamos usar duas lantejoulas escuras.
Neste caso, utilizamos lantejoulas pretas.





 
Cole os olhos na distância que melhor agradar.
Para este boizinho colamos os olhos separados.



 
PRONTO!!!!
Já temos os elementos separados para a montagem.




 
Conforme a figura 12, passe cola branca na parte superior do rolo de papel higiênico até as lateriais do mesmo.

 
Colando a capa:  posicione a capa no centro no corpo do boizinho e pressione para execultar a colagem.



 
 O corpo de seu boizinho deverá ter o aspecto, conforme a figura 14.



 
Colando a cabeça: passe cola branca nas laterais da cabeça e cole no rolo de papel higiênico, conformefigura 15.



 
Fazendo os chifres:  desenhe em um pedaço de cartolina ou papel cartão, conforme figura 16.






Agora cole os chifres atrás da orelha do boizinho.



Posted: 15 Jul 2013 04:32 PM PDT

























Fonte: Meus  trabalhos pedagógicos



























Posted: 15 Jul 2013 04:33 PM PDT

Justificativa
A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o
 conhecimento e  as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do "Hoje", baseando em experiências
 anteriores, resgatando o "ontem", sem que o mesmo se apague com tempo e as novas
 gerações não tenham acesso a sua origem.

Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características
 e valores.

Objetivo Específico:
Resgatar tradições;
Valorizar o folclore brasileiro;
Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
Estimular a criança e sua imaginação;

Desenvolvimento
Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem, contando
 histórias e lendas,
 com perguntas.
  • O que sabem
  • O que não sabem
  • Gostariam de saber
Contar a história do Saci Pererê, explicando suas características físicas, seus valores, e 
suas atitudes.
Desenho livre de personagens do folclore.
Trabalhar trava-línguas;
Formas geométricas, com desenhos dos personagens do folclore,
Parlendas;
"O que é, o que é?",
Jogos matemáticos;
Modelagem com massinha dos personagens do Folclore;
Cantigas de rodas folclóricas;
Reescrita de lendas

Recursos
Aparelho de som;
Blocos lógicos;
Vídeo;
Materiais didáticos ( cartolinas, giz, lápis de cor);
Livros de histórias;
Sucatas;

Avaliação
Através de conversa informal;
Criação de textos sobre todo o projeto

Bibliografia
Livro de história com mitos de nosso folclore
Livro didático: Dia-Dia do professor.
Posted: 15 Jul 2013 04:25 PM PDT


Todo e qualquer ser humano tem cultura.A cultura vai se formando nas relações
 e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns  fatores 
que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são:
família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos
 da cultura científica,tecnológica,artística,literária, religião,meio ambiente,
lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto 
econômico,além de outros.

O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,
convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo 
em que recebemos  a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos 
tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse  conjunto de valores
 transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.




O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do
 saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico  
 de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore
 riquíssimo.
Oferecer oportunidades de conhecer e  resgatar a cultura popular que diz respeito à 
nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações 
folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os "causos" 
 contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados
 populares,superstições.

Objetivos Gerais
  Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,
região ou do Brasil;
  Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  Incentivar  a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;
  Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

Conteúdos específicos   
 Lendas típicas
 Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas                                   
 Lendas da nossa região

Objetivos Específicos
Conhecer e resgatar  algumas lendas,inclusive as regionais;
Conhecer e valorizar a própria cultura;
Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes
 no folclore brasileiro;
Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada 
região
Identificar o uso da linguagem formal e informal;
Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

Cronograma das atividades:

Período de11/08 a 15/08
 Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
 Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos 
informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.

Período de  18/08 a  19/09
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
 Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.
Dramatizações de lendas.
Trabalhos de  arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos

Período de 22/08 a 03/10

        Filmes. 

  Desenhos

                                                    Exposições dos trabalhos na culminância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário