Pra Gente Miúda |
- Cartão para o dia dos pais para imprimir
- 10 dicas para ajudar na alfabetização (infalíveis!)
- 06 elementos indispensáveis para um berçário
- Lembrancinha para o dia dos pais - Caixa camisa
- Atividade para educação infantil - Vídeo para dia dos pais
- Como fazer um boliche com garrafa plásticas
- Atividades para educação infantil - Animais com reciclagem de potinhos
- Porta lápis reciclado com pote plástico
- Atividade para educação infantil - Atividade com giz
- Projeto para educação infantil: Ateliê de arte
- Projeto para educação infantil - Sarau
Posted: 11 Jul 2013 09:11 PM PDT
Se você está procurando um lindo cartão para o dia dos pais, já encontrou!
Pra quem gosta de trabalhar com papel aí vai uma dica super bacana: cartão em forma de camisa feito em papel, tem molde e passo a passo.
Como que faz?
Clique para ampliar e salvar em tamanho original. Bjocas!
Do blog In honor of design.
|
Posted: 11 Jul 2013 05:28 PM PDT
Contar histórias, deixar bilhetinhos na geladeira, fazer lista de compras em voz alta - essas são apenas algumas ações que ajudam na alfabetização das crianças... confira abaixo 10 dicas infalíveis para ajudar na alfabetização de seus alunos, filhos, netos...
|
Posted: 11 Jul 2013 04:49 PM PDT
Bebês não têm autonomia e precisam de cuidados constantes, certo? Errado. Essa visão de que a criança de 0 a 2 anos é um ser passivo, ainda não preparado para a aprendizagem, é coisa do passado. O cuidado físico está inserido em um contexto. Não basta trocar, dar banho e colocar para dormir. O professor de berçário (sim, professor, e não mais "cuidador") deve ser preparado para lidar com crianças da faixa etária.
E aí vão algumas dicas que vão te ajudar! Espaços diversificados Espaços diversificados para a criança repousar, brincar, se alimentar e ter contato com outras crianças. A ideia de confinamento e tranqüilidade absoluta é ultrapassada. Apenas o local de repouso deve ser resguardado, na medida do possível, para que a criança possa descansar com sossego. O refeitório deve ser separado e muito bem limpo. Além disso, um pátio onde as crianças possam brincar ao ar livre é bem-vindo. Brinquedos adequados Brinquedos adequados para a faixa etária. "De preferência, materiais que desafiem a criança, fazendo-a avançar o desenvolvimento em suas aprendizagens", ressalta a professora Patrícia Maria Takada. Socialização O bebê aprende quando interage com adultos e outras crianças de sua idade e mais velhas. Educadores treinados Educadores preparados, com formação específica para a faixa etária, que conversem com as crianças, interajam com elas e saibam, também, realizar os cuidados básicos com higiene e alimentação. É recomendado que o professor chame cada criança pelo nome desde cedo, para que se crie a noção de indivíduo. Ambiente acolhedor Ambiente arejado e seguro. O ideal é que haja iluminação natural e decoração atraente, mas que não chegue a ser poluída. Um ambiente bonito é mais acolhedor e estimulante. No chão, barras próximas às paredes, almofadas e rolos ajudam as crianças a se movimentarem. Tomadas e fios elétricos devem ficar fora do alcance dos pequenos. A presença de espelhos é importante para a construção da identidade. Cuidados com a higienização de todas as áreas são fundamentais. Pais presentes Bom relacionamento com os pais. Deve haver um canal aberto de comunicação entre pais e educadores, que podem compartilhar experiências sobre a criança. Quanto mais a criança for conhecida pelos dois lados envolvidos, melhor. Daqui. |
Posted: 11 Jul 2013 04:16 PM PDT
Uma ótima dica de lembrancinha para o dia dos pais, estas caixas camisas com gravata, COM MOLDES! Não é uma ideia genial? Dica para colocar presentes ou pequenos mimos.
O mais legal é que tem o molde AQUI.
DICA: Use caixas de leite reciclada para fazer, vai ficar bonito do mesmo jeito e ainda fica super barato!!!
Créditos para Paper Crave. |
Posted: 11 Jul 2013 03:51 PM PDT
Ideia para trabalhar no dia dos pais com a turma da educação infantil com a música Você é o Cara, da Kelly Key. Ótima para ser trabalhada em sala de aula no Dia dos Pais. Amei!!!!
O vídeo contém uma paródia da música, que tal fazer um slide e apresentar pra escola na comemoração do dia dos pais? Papai, você é o cara!
A confiança tá fluindo,
Eu gosto do que estou sentindo. O meu sorriso não disfarça, Quando se quer alguma coisa a gente abraça. Eu mergulho em queda livre, Com você crio coragem. Aceito qualquer desafio, E qualquer coisa na bagagem. Eu confio em você, De olhos fechados posso ver, Honestidade, em um ser humano, Tá difícil de encontrar, Hoje em dia igual a ti. Considere-se a pessoa mais linda do mundo... O sorriso mais lindo... O olhar mais sincero... O meu porto seguro... A pessoa mais linda do mundo... (2x) |
Posted: 11 Jul 2013 02:13 PM PDT
Aprenda a fazer um boliche para as crianças brincarem usando garrafas plásticas (pet ou outra). Este dica de atividade fica super criativa e é bem fácil de fazer... você vai precisar somente de algumas garrafas plásticas e tintas coloridas.
Como que faz? Fazer seu boliche reciclado super colorido é fácil. Abra as garrafas (secas) e coloque um pouco de tinta em cada uma, uma de cada cor. Depois acrescente um pouco de água, não muita pra não escorrer. Tampe a garrafa e balance até a tinta espalhar dentro completamente. Agora, vire de cabeça pra baixo e tire o excesso. Tampe e deixe secar.
DICA: Eu vi estas cores maravilhosas e logo lembrei da primavera que já vem aí, que tal? Ótima ideia também para trabalhar as cores.
|
Posted: 11 Jul 2013 12:10 PM PDT
Aprenda como fazer estes lindos bichinhos com reciclagem de potinhos de iogute ou yakut... Ótima dica para trabalhar projeto de reciclagem, animais, meio ambiente... Fica também a dica para festinhas infantis... Todos com passo a passo!
De que vamos preciasar? Potes de iogurte, cola quente, tintas e pincéis, tesoura, retalhos de EVA (Para fazer orelhas e nariz dos bichinhos), olhinhos móveis e limpa cachimbos.
Passo a passo do Elefante
Passo a passo do Macaco Passo a passo da Girafa
Passo a passo do Rinoceronte
Do blog CraftProjectIdeas. |
Posted: 11 Jul 2013 10:44 AM PDT
Dica para fazer um porta lápis reciclado com pote plástico, muito fácil e prático! A dica serve para organizar e trabalhar sequência de cores... Se você quiser, pinte cada tampa de uma cor para que as crianças guardem os lápis de acordo com a cor da tampa.
Ótima ideia para organizar o armário da sala!!!
|
Posted: 11 Jul 2013 10:25 AM PDT
Neste projeto para educação infantil vamos trabalhar linguagem corporal com brincadeiras realizadas com giz ou carvão. Sempre recebo muitos pedidos para postar algo sobre atividade corporal para educação infantil. O projeto tem por objetivo promover momentos de vivência lúdica e socialização, favorecer o aprendizado de regras e trabalhar o movimento e a expressão corporal.
Anos
Com as devidas adaptações, estas atividades podem ser feitas com turmas de creche ou de pré-escola.
Tempo estimado
O ano todo, uma vez por semana.
Material necessário
Giz (ou carvão) e pedrinhas.
Desenvolvimento
Regras do caracol
Para a creche Uma por vez, as crianças saltam, de casa em casa, em direção ao centro do caracol, que é o céu. Chegando lá, descansam e voltam à primeira casa. Elas podem pular com os dois pés e, para isso, as casas são um pouco maiores do que as usadas com as turmas do pré. Não vale pisar nas linhas ou fora.
Para a pré-escola As casas podem ser um pouco menores e numeradas e só vale pular num pé só. Cada criança lança uma pedrinha no 1 e começa a pular de casa em casa a partir do número 2. No céu, ela descansa e faz o percurso de volta, recolhendo a pedra e continuando os pulos até terminar. Já fora do caracol, ela lança a pedrinha no 2, no 3 e assim por diante. Quem pisar nas linhas, saltar fora, jogar a pedra na casa errada ou se esquecer de pegá-la perderá a vez.
Regras da toca do coelho
Para a creche
O número de círculos é igual ao de crianças. Cada uma se posiciona dentro de uma toca. Juntas, todas cantam o versinho "coelho sai da toca, um, dois, três!". No fim da frase, todos saem de seu círculo e procuram um novo o mais rápido que conseguirem. Nessa faixa etária, a simples troca de toca já é um desafio.
Para a pré-escola
Há um círculo a menos do que o número de crianças. Elas tiram na sorte quem será a raposa, ou seja, o pegador. O restante da turma, depois de cantar "coelho sai da toca, um, dois, três!", trocam de casa enquanto a raposa tenta capturar um coelho. Quem for pego se torna o novo pegador.
Regras do labirinto
Para a creche
Uma possibilidade é estabelecer um ponto no desenho, bem distante da criança, e pedir para que ela chegue até lá. O desafio é seguir apenas pelas linhas riscadas no chão.
Para a pré-escola
As crianças tiram na sorte quem será o pegador, que começa o jogo no centro do círculo. Os demais participantes escolhem posições em outros lugares do circuito. Só é permitido andar e correr sobre as linhas. Ao encontrar um amigo, é preciso dar a volta e escolher outro caminho. Quem for capturado também passa a seguir os amigos. Vence o último a ser pego. Se a classe for grande, divida a turma em blocos para evitar congestionamentos.
Regras do circuito
Para a creche
As crianças percorrem trilhas riscadas no chão pisando em linhas retas e curvas. A graça é variar os modos de completar os circuitos: caminhando depressa, pulando com os dois pés, andando de lado ou com as mãos dadas com um amigo.
Para a pré-escola
Além de ganhar círculos e elipses de diferentes tamanhos, o circuito pode conter elementos variados, incluídos pelo professor e também pelos pequenos. Alguns exemplos: colchonetes para cambalhotas, cordas que vão de um apoio a outro para que elas passem por baixo, túneis e rolos como obstáculos para saltos. No início da brincadeira, mostre como atravessar os obstáculos. Em um segundo momento, deixe trechos em branco para que as crianças inventem movimentos ou bifurque o caminho para que elas escolham entre um e outro desafio. Mais tarde, também é possível dividir a turma em grupos para que construam percursos sozinhos.
Avaliação
De acordo com a faixa etária das crianças, observe se elas praticam os movimentos exigidos com mais qualidade, incluem novas expressões corporais em seu repertório, aproveitam as oportunidades de socialização para avançar em questões como colaboração e competição, conseguem seguir regras cada vez mais elaboradas e constroem jogos.
Créditos: Nova Escola.
|
Posted: 11 Jul 2013 09:51 AM PDT
Este projeto para educação infantil é para ser trabalhado com a turminha de maternal, creche e berçário, de 0 a 3 anos... O objetivo do projeto é desenvolver a autonomia e promover o percurso criador em atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem.
Material necessário
Argila, cola, giz de cera, papéis, potes de tinta, caixas de tamanhos variados, sucatas miúdas para acabamento (botões, barbantes, purpurina etc.).
Flexibilização
Os alunos com deficiência motora de qualquer ordem devem ter garantido o acesso aos materiais e ser estimulados a produzir da melhor forma que conseguirem. A ajuda necessária, sempre que possível, deve partir dos colegas, seja para alcançar o pote de tinta, manusear materiais pequenos, ou movimentar pincel e lápis em suas produções. Mais importante que tudo isso, é garantir que todos se sintam autores das próprias obras, o que nem sempre acontece quando a ajuda é muita. Portanto, é fundamental que tanto o professor, quanto as crianças deixem que o aluno com deficiência física faça suas escolhas e, pouco a pouco, aprenda a pedir ajuda apenas para o necessário.
Desenvolvimento
Prepare dois ambientes com a seguinte organização: em um deles, disponha sobre uma mesa argila, papéis de tamanhos e espessuras variados. Apresente os materiais para as crianças e deixe que criem desenhos e esculturas, decidindo com o que querem trabalhar e de que maneira vão realizar suas produções. Fique próximo das crianças, orientando quando elas não conseguem utilizar algum dos materiais ou se ameaçam colocar algo na boca, por exemplo. Em outra mesa, disponibilize materiais de acabamento para o trabalho feito no momento anterior. Explique a função dessa etapa: com a colagem de pequenos objetos, como barbante ou purpurina, e pintura de detalhes com cores variadas, podem pensar na finalização das peças.
Avaliação
Veja se as crianças ficam um tempo maior entretidas na atividade, planejam o que querem criar e escolhem quais materiais utilizar para conseguir o resultado desejado. Esteja atento às necessidades de todos - se estão satisfeitos com o que estão fazendo ou se precisam de auxílio.
|
Posted: 11 Jul 2013 09:35 AM PDT
Oi!
Os saraus eram manifestações artísticas de teatro, dança, música e poesia que eram apresentadas para os nobres e reis. Ainda hoje este trabalho artístico é apreciado e trabalhado nas escolas. Com este projeto você poderá ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma e utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.
Conteúdo - Comunicação oral
Anos - Pré-escola
Tempo estimado - Dois meses
Material necessário - Filmadora, caixa de papelão, aparelho de som e CD de músicas infantis
Flexibilização
Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.
2ª etapa
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.
3ª etapa
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.
4ª etapa
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.
5ª etapa
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.
6ª etapa
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento.
7ª etapa
Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.
Produto final - Sarau infantil
Avaliação
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.
Dica daqui. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário