CRINFANCIA |
Posted: 29 Jul 2013 01:00 AM PDT
A organização e a gestão do trabalho precisam ser explicitados na Proposta Pedagógica das instituições de Educação Infantil, porque, por meio desse aspecto a escola a escola organiza questões pedagógicas e administrativas de tal modo que fique evidenciado a coerência entre o discurso e prática.
Desse modo, ao organizar a gestão do trabalho é necessário contemplar: a) A organização do currículo: ao se elaborar o currículo é fundamental compreender que este precisa articular-se com todos os outros aspectos da Proposta Pedagógica, não podendo ser elaborado de forma isolada. E, conforme nos mostra Faria e Salles (2010, p. 32)
No contexto específico da Educação Infantil, explicitar o currículo em uma Proposta Pedagógica representa apontar as experiências a serem trabalhadas com as crianças na IEI, organizando todos os saberes, conhecimentos, valores e práticas que possibilitam o cuidar e educar crianças de 0 até 6 anos de idade.
b) Organização dos tempos: De acordo com Faria e Salles (2010, p. 32), a organização dos tempos nas Instituições de Educação Infantil deve ser pensada sobre duas vertentes: a institucional e no cotidiano do trabalho. Sobre a vertente institucional, a Proposta Pedagógica deve apresentar e justificar de maneira coerente a maneira como se organizam:
Refletir sobre as rotinas institucionais é fundamental, pois elas são organizadoras estruturais das experiências cotidianas, auxiliando os professores a organizar seu trabalho e as crianças a construir a noção de tempo. É por meio da organização dos tempos na IEI que se evidenciam as prioridades do currículo que ali se desenvolve.
REFERÊNCIAS: Faria, Vitória; Salles, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. Coleção Percursos. 2010, 1ª edição, São Paulo-SP, editora Scipione. |
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