CRINFANCIA |
Posted: 21 Aug 2013 12:30 AM PDT
A brincadeira é em si mesma um fenômeno da cultura, uma vez que se configura como um conjunto de práticas, conhecimentos e artefatos construídos e acumulados pelos os sujeitos nos contextos históricos e sociais em que se inserem. Representa, dessa forma, um acervo comum sobre o qual os sujeitos desenvolvem atividades conjuntas [...]" Borba (2006).
Conforme publicação do dia 14/08/2013, mencionamos que as brincadeiras tradicionais as quais se configuram como produto e prática cultural, ou seja, como patrimônio cultural, estão ficando esquecidas em virtude do modo de vida contemporâneo. Dessa forma, acreditamos que a escola e a família, por serem sujeitos mais experientes da cultura, têm o papel importante de perpetuar esse acervo de brincadeiras que constituem as culturas da infância.
E, foi pensando nisso, que nós do CRINFANCIA, mais uma vez apresentamos como dica pedagógica as obras da série "Brincadeiras de criança", de Ivan Cruz, para pesquisar juntamente com a família as brincadeiras que os adultos brincavam em seu tempo de infância, para conhecer essa atividade clique aqui. Após a realização dessa atividade com a família, sugerimos que, você professor (a) novamente apresente as obras de Ivan Cruz (clique aqui para conhecê-las e utilizá-las). Em seguida, faça uma tabela, listando dentre as obras apresentadas: as brincadeiras que as crianças conhecem, as que elas não conhecem e as que gostariam de aprender. Para que a escola e a família exerçam a função de transmitir o acervo cultural, você professor (a) poderá convidar algum familiar para ensinar aquelas brincadeiras que as crianças não conhecem e gostariam de aprender. Também, nós do CRINFANCIA estaremos nas próximas postagens lhe ajudando nessa atividade, apresentando aqui algumas brincadeiras. Referências: Borba, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: Corsino, Patrícia. Educação Infantil cotidiano e políticas. 2009. Campinas –SP, Editora Autores Associados. |
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