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Multiplicação de frações - A ARTE DE EDUCAR


A ARTE DE EDUCAR


Posted: 28 Aug 2013 02:00 AM PDT
Multiplicação de frações
Partes de um chocolate, frações da barra inteira.
A multiplicação envolvendo fração é um assunto interessante, pois estamos efetuando duas operações ao mesmo tempo. Afinal, a fração representa uma divisão, correto?

multiplicação de frações surgiu diante da necessidade de se dividir um mesmo objeto mais de uma vez.
Antes de aprendermos como efetuar a multiplicação de frações, vamos relembrar os elementos de uma fração.

Numerador: esta é a nossa conhecida "parte de cima da fração", ela representa a quantidade de partes que foi obtida daquele inteiro fracionado.
Denominador: este é o responsável pela partição do inteiro em partes iguais, originando a nossa fração.
Divisão em quatro partes
Para que fique mais fácil de entender, vamos pensar sobre o seguinte acontecimento.

Pedro ganhou uma barra de chocolate de sua mãe, entretanto a mãe de Pedro falou que ele deveria dividir com a sua irmã mais nova. Então Pedro decidiu comer 1/3, sobrando assim 2/3 do chocolate. Com isso, Pedro dividiu estes 2/3 novamente em três partes e deu uma delas (1/3) para a sua irmã. Mas sua irmã reclamou, falando que ele estava sendo injusto. Por que ela teve essa atitude?
Para entender o que aconteceu nesse problema, precisaremos fazer representações de cada divisão que foi feita!
Representação do problema do chocolate
Agora Pedro divide novamente a barra em três partes iguais e dá para sua irmã duas partes.
Divisão do chocolate para a irmã de Pedro
Note que a fração que representa a quantidade de chocolate que a irmã de Pedro comeu é 2/9. Ou seja, bem menor do que a quantidade que Pedro tem para ele, por isso ela estava chateada com a atitude do irmão.

Mas fazer todos estes gráficos cada vez que formos resolver um probleminha destes écansativo, não é mesmo?

Por isso, vamos aprender a multiplicação de fração!!

Quais foram as duas frações que Pedro utilizou para determinar como iria fracionar o chocolate?
Primeiro foram os 2/3 que sobraram, depois ele pegou 1/3 destes que sobraram, e deu para sua irmã.


Então vamos multiplicar essas duas frações!
 Multiplicação das frações

Na multiplicação de frações, nós vamos multiplicar os numeradores entre si e dividir pelo resultado da multiplicação dos denominadores. Ou seja, iremos multiplicar a parte de cima pela parte cima e a parte de baixo da fração pela parte de baixo!

Multiplicando as frações
O resultado foi o mesmo obtido em nossa representação gráfica do problema, não foi?
Parabéns, agora você sabe multiplicar frações!


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Escola Kids
Posted: 28 Aug 2013 02:00 AM PDT


















Posted: 28 Aug 2013 02:00 AM PDT

Posted: 27 Aug 2013 03:35 PM PDT

Posted: 27 Aug 2013 03:29 PM PDT


Formação de professores: estudo de caso para discutir o cuidar na pré-escola
Formação de professores: estudo de caso para discutir o cuidar na pré-escola
Há muito tempo, não é novidade para ninguém que, na creche, é preciso que o professor integre as funções de cuidar e educar as crianças. Pelo próprio Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), sabemos que educar significa "(…) propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada".
Mas lembro a todos que o Ministério da Educação (MEC) divide a Educação Infantil, a primeira etapa da Educação Básica, em creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 6 anos), independente se o atendimento é em período parcial ou integral.
Por isso, eu pergunto a vocês… Será que temos realmente consciência de que precisamos cuidar e orientar como se faz o autocuidado também com as crianças de 4 a 6 anos, assim como fazemos na creche?
Já aconteceu comigo, por exemplo, de um professor da turma de 5 anos me procurar para saber quem trocaria a roupa do João, uma criança que havia passado mal e sujado a camiseta e o shorts. O professor demonstrava não estar nada satisfeito com aquela situação e, ainda por cima, ficava reclamando do mau cheiro que havia ficado no canto da sala onde ocorreu o fato. O menino estava perto e ficou muito constrangido e com vontade de chorar.
Diante daquela situação, acolhi a criança e fui conversando com ela, dizendo que eu também já havia me sentido mal e sabia como era ruim. Pedi para uma funcionária limpar a sala e fomos procurar uma roupa limpa que servisse nele na caixa de doações. A caminho do banheiro, perguntei ao João se precisava de ajuda para se trocar. Ele, que já estava mais tranquilo, disse que não era preciso, porque era grande e já sabia como fazer isso sozinho.
O que eu fiz depois desse episódio?
Após a atitude desse professor, ficou muito claro para mim que seria preciso refletir sobre essas e outras questões que eu já havia observado, como, por exemplo: crianças com o nariz escorrendo por muito tempo, turmas lavando as mãos (ou melhor, apenas molhando as mãos) sem orientação do professor e queixas de algumas famílias de que seus filhos ficaram com assaduras por não terem sido limpos adequadamente após usar o banheiro.
Para isso, planejei um encontro de formação para refletirmos sobre o papel do professor em situações como essas que destaquei. Elaborei três histórias (clique aqui para acessar os casos) diferentes para que, em pequenos grupos, os professores analisassem e discutissem quais seriam os encaminhamentos mais adequados.
Cada subgrupo, definido por mim e pela direção da escola, recebeu as histórias, analisou as situações e discutiu sobre as melhores maneiras de agir, considerando os aspectos de identidade e autonomia, o respeito e acolhimento à criança e a viabilidade na rotina da sala de aula. Depois da análise, os professores apresentaram suas conclusões e, juntos, refletimos sobre adequação do que foi exposto aos cuidados com as crianças de 4 a 6 anos.
O resultado da atividade foi excelente, pois foi possível encontrar, coletivamente, encaminhamentos bastante adequados. E, a partir disso, aquele professor do início da história compreendeu melhor como suas atitudes podem constranger e interferir na autoestima dos pequenos.
E na sua escola, os momentos de cuidados já foram pauta de formação?
Fonte:Nova Escola

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