Pra Gente Miúda |
- 03 Dicas para trabalhar folclore com berçário
- Trabalhando com trava línguas - O sapo dentro do saco
- Trabalhando com parlendas - 1, 2, feijão com arroz
Posted: 04 Aug 2013 01:07 PM PDT
A criança consegue perceber sons e se expressar por meio deles desde os primeiros meses de vida. Por desenvolver outras capacidades, como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde o berçário.
Para isto, nada melhor do que aproveitar o folclore... Você pode incentivar os pequenos a cantar, além de educá-los musicalmente ao brincar com a voz, explorando possibilidades diversas como imitar ruídos e os sons de animais, de trovão etc. Aí vão 03 dicas para realizar atividades folclóricas com os bebês.
Brincos e parlendas IDADE De 6 meses a 3 anos. TEMPO 30 minutos. ESPAÇO Sala de atividades, pátio ou jardim. MATERIAL Letras de músicas, brincos e parlendas. OBJETIVO Se divertir com a música. Parlendas são brincadeiras com rima e sem música. Brincos são geralmente cantados e envolvem movimentos corporais, como cavalinho ou balanço. Ex: (Sente a criança em suas pernas, de frente para você e fique de mãos dadas com ela, fazendo movimentos de balanceio para a frente e para trás.) Serra, Serra, Serrador Serra, serra, serrador Serra o papo do vovô O vovô está cansado Deixa a serra descansar Exemplo de parlenda (Pode ser usado para escolher quem vai começar uma brincadeira.) Lá em Cima do Piano Lá em cima do piano Tem um copo de veneno Quem bebeu morreu O azar foi seu Vamos cantar? IDADE De 6 meses a 3 anos. TEMPO 30 minutos. ESPAÇO Sala de atividades. MATERIAL Aparelho de som e fitas cassete ou CDs variados.
OBJETIVO Estimular o contato com a música e aprender a ouvi-la. A música deixa de ser trilha sonora ou pano de fundo de outras atividades e passa a ser o foco. Além de estimular o ouvir, mostre à criança como acompanhar o som – batendo palmas, por exemplo, ou até mesmo cantando. É importante que ela tenha contato com um repertório musical variado – de música clássica a ritmos regionais brasileiros. Se você souber, toque um instrumento musical e cante, estimulando a criança a prestar atenção aos sons.
Qual é meu nome?
IDADE A partir de 4 meses. TEMPO 30 minutos. ESPAÇO Sala de atividades, pátio ou jardim. OBJETIVOS Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Desenvolvimento: Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Exemplos: "Se Eu Fosse um Peixinho", "A Canoa Virou", "Ciranda, Cirandinha" e "Fui no Itororó". Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome. | ||||||
Posted: 04 Aug 2013 12:00 PM PDT
E vamos continuar com nossas postagens de sugestões para o folclore. Agora vamos aprender como dar vida aos trava línguas, levando suas aulas a ficarem bem mais produtivas e gostosas. O trava língua escolhido é 'Um sapo no saco'.
'Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.'
Veja que sugestão de atividade maravilhosa. Depois de trabalhar o trava língua em sala de aula com seus alunos, proponha atividades relacionadas como painéis, murais, varais de atividades, lembrancinha... aí vão algumas sugestões maravilhosas pra te ajudar.
Este aqui é um sapinho no saco perfeito, com moldes!
Painel: Cada criança faz seu sapo em papel, colorido ou pintado com tinta. Depois é só colocar cada sapo em seu saquinho e montar um painel com o trava línguas.
Lembrancinha - que tal fazer vários sapinhos de EVA com língua de verdade pra soprar? Aprenda a fazer aqui, depois de prontas é só colocar cada lembrancinha num saquinho plástico transparente ou saquinho de TNT.
Veja também: sapinho que pula de verdade com copo descartável.
Atividade - Confecção de máscaras para a turma brincar. Você pode fazer com papel e depois colorir ou montar uma máscara com pratinhos de papel com a turma.
| ||||||
Posted: 04 Aug 2013 11:19 AM PDT
Mais uma dica para trabalhar parlendas e cantigas de roda com a educação infantil neste folclore. As parlendas e cantigas de roda são ótimas para regatar brincadeiras folclóricas antigas.
Elas podem ser usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes, desenvolver habilidade da escrita, numeração, para ajudar as crianças se apropriem da recita numérica oral e da aprendizagem da ordem alfabética. Vejam esta dica para trabalhar a parlenda 1, 2, feijão com arroz.
A dica sugere a criação de um painel artístico com a representação da parlenda. Pra fazer você vai precisar de 10 pratinhos de papel com os números de 1 a 10 e outros pratinhos de outra cor para representar os materiais: feijão com arroz, biscoito, pastéis... Super dica!
|
0 comentários:
Postar um comentário