Pra Gente Miúda |
- 201 Dinâmicas para trabalhar com crianças
- Corrida das aranhas de garrafa pet
- 20 fichas de parlendas para imprimir
- Plano de aula - Livro de parlendas
- Lembrancinha para primavera com EVA
- Caderneta e ponteira de sapinho
- Plano de aula - Produção de brinquedos com reciclagem
- Atividades para maternal dia do soldado
- Mural para dia do soldado com sucata
Posted: 12 Aug 2013 06:37 PM PDT
Atendendo pedidos...
Sugestão pra trabalhar com educação infantil: 201 dinâmicas para trabalhar com turmas da educação infantil, baixe AQUI NESTE LINK!
Oi querida! Tenho aqui aqui estas 201 dinâmicas e creio que você vai encontrar alguma que te agrade viu? Baixe AQUI NESTE LINK.
|
Posted: 12 Aug 2013 03:28 PM PDT
DICA para trabalhar cantigas de roda em projetos de educação infantil sobre o tema folclore.
Música trabalhada: D. Aranha
Faixa etária: 4 e 5 ANOS
Brincadeira: Corrida das aranhas de garrafa pet
Como que brinca?
Um grupo de crianças cantam a cantiga enquanto o outro grupo brinca.
É pelo movimento que a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. O movimento é parte integrante da construção da autonomia e da identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância. Esta atividade coloca as crianças para correrem e saltarem com as aranhas. Confeccione-as antes, entregue uma para cada criança e dê início à corrida das aranhas.
Materiais necessários - garrafa pet de 2 litros, tinta acrílica preta, marcador permanente, tesoura, cola, pincel, 1 pedaço de elástico (lastéx).
Como que faz?
1. Com o marcador faça um risco 2 cm acima do meio da garrafa e trace 10 marcas verticais.
2. Corte nos lugares marcados.
3. Conte 4 perninhas para cada lado e corte as 2 perninhas do meio.
4. Dobre aquela ponta de 2 cm, e a maior dobre ao meio. Faça o mesmo com as outras perninhas.
5. Pinte a parte interna de preto para que o lado de fora fique brilhante. Passe 2 mãos de tinta.
6. Cole os olhinhos.
7. Faça um furo no meio do topo da garrafa e coloque o elástico.
Como brincar? Estipule uma linha de saída e uma de chegada. A primeira criança a cruzar a marca da chegada com sua aranha é a vencedora.
|
Posted: 12 Aug 2013 03:06 PM PDT
Sugestão de atividade para trabalhar parlendas em projetos de educação infantil sobre folclore. Postei 20 parlendas ilustradas que servem para realizar várias atividades com sua turma no folclore como jogo da memória, jogos diversos (alfabetização, matemáticos), jogos de adivinhação e muito mais!
Usando as fichas você também pode organizar um animado campeonato de parlendas!!! Para ficar mais resistente, imprima as parlendas com impressão colorida e depois plastifique, você terá um material pedagógico para o ano todo.
|
Posted: 12 Aug 2013 02:41 PM PDT
Atividades para trabalhar folclore com parlendas com turmas do 1º e 2º Ano. O plano de aula tem como objetivos favorecer situações de escrita com base em textos memorizados e possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético.
Conteúdo
- Escrita.
Anos
1º e 2º anos.
Material necessário
Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.
Flexibilização para deficiência intelectual
Encaminhe para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a memorizar partes da história e os títulos.
2ª etapa
Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.
3ª etapa
Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: "Quantas letras deve ter esse pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.
Flexibilização para deficiência intelectual
Coloque o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse agrupamento.
4ª etapa
Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.
5ª etapa
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.
6ª etapa
Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.
Produto final
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.
Avaliação
Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
|
Posted: 12 Aug 2013 01:20 PM PDT
Sugestão de lembrancinha para fazer para a primavera. Super colorida e e original, a borboletinha feita em EVA enfeita o porta guloseimas feito com reciclagem de latinha e o chaveiro.
Depois, o porta guloseimas vira porta trecos ou porta canetas. TEM MOLDES!
Do Painel Criativo. |
Posted: 12 Aug 2013 10:35 AM PDT
Fiz esta lembrancinha a algum tempo atrás e achei a dica ótima para fazer para o projeto de educação infantil PROJETO SAPINHO que postei aqui para trabalhar na primavera. Também sugerimos incluir a execução deste trabalho nas atividades do trava línguas 'Um sapo' que postamos AQUI.
TEM MOLDES, CLIQUE PARA AMPLIAR! |
Posted: 12 Aug 2013 09:15 AM PDT
Objetivos
- Construir um objeto tridimensional.
- Construir brinquedos a partir da reciclagem para a sala.
- Descobrir possibilidades na escultura.
- Produzir formas utilizando o empapelamento e reciclagem
Conteúdos
- Escultura, artes, empapelamento
Ano
Pré-escola.
Tempo estimado
Quatro a cinco aulas de 50 minutos.
Materiais necessários
Sucatas de papel ou plástico variadas; jornal em tiras pequenas, cola branca, água, bacias médias, fita crepe, cola quente (opcional para uso exclusivo do professor), tinta guache, pincéis variados.
Materiais opcionais: retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas.
Flexibilização
Para crianças com deficiência física (nos membros superiores)
O trabalho em duplas ajuda muito a criança com deficiência física nos membros superiores, mas fique atento para que o colega não faça os desenhos por ela. Disponha materiais de desenho em lugares acessíveis para a criança. Os papéis em pranchetas, para dar firmeza, e os lápis envoltos em espuma, para que a criança consiga segurá-los. Durante a montagem do projeto, estimule a criança a ajudar no empapelamento, mesmo que ela não consiga executar algumas ações de coordenação mais fina, como manipular a cola quente. Nesta etapa, você deve ajudar as crianças para evitar acidentes. Se necessário amplie o tamanho do objeto construído (para facilitar a manipulação) e o tempo de realização da atividade.
Desenvolvimento
Conte ao grupo qual será a proposta das próximas aulas. Apresente os materiais que serão utilizados inicialmente: sucatas variadas e fita crepe. Separe os alunos em duplas, para que trabalhem juntos planejando e executando todas as etapas da construção. A cada finalização de uma etapa realize uma nova roda de procedimento, apresentando a próxima etapa.
1ª etapa
Entregue papel e lápis para que os alunos, em duplas de trabalho, façam o planejamento em desenho do que irão construir. Quando todos terminarem, abra uma grande roda com os desenhos no centro para que cada dupla possa contar aos colegas seu projeto.
2ª etapa
Ofereça as diferentes sucatas em uma bancada e chame a atenção dos alunos para as características das sucatas, de forma que cada dupla perceba a relação entre o projeto e os objetos que pode escolher para concretizar a ideia. Solicite que os alunos, com o projeto em mãos, separem o que irão utilizar para a construção. Cada dupla pode ter um rolo de fita crepe e o professor pode montar um lugar "seguro" com a pistola de cola quente caso alguém necessite de um auxílio mais pontual.
3ª etapa
Coloque as produções da atividade anterior nas mesas da oficina ou sala de aula. Prepare tiras de jornal e uma bacia média contendo cola branca misturada com água em iguais proporções Em roda, apresente o procedimento de empapelar - mergulhar uma tira de jornal na mistura de cola com água e aplicar cuidadosamente sobre o objeto de sucata. Chame a atenção dos alunos para a aplicação do jornal molhado: a tira deve aderir à forma construída. Quando terminarem de empapelar os trabalhos, coloque -os sobre um plástico estendido no chão para que sequem até a próxima aula.
4ª etapa
Ofereça tinta guache para que os alunos pintem os trabalhos realizados. Essa etapa pode ser dividida em dus aulas, em cada uma os alunos podem pintar uma face do trabalho.
5ª etapa (opcional)
Ofereça retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas para que os alunos realizem detalhes e grafismos sobre a pintura.
Finalização
Monte uma exposição com os trabalhos prontos. Ao lado dos trabalhos você pode expôr os projetos em desenho e as fotos de todo o processo realizado pelos alunos.
Avaliação
Acompanhe as duplas ao londo de todo o processo: o trabalho e a organização de cada dupla. Na etapa de colagem das sucatas, reforce a importância delas ficarem firmes. Observe como estão empapelando a construção, de forma a não "ocultar" a forma inicial. Faça uma apreciação com os alunos dos resultados obtidos, chame a atenção do grupo para as formas dos trabalhos, os temas escolhidos pelas duplas e o acabamento final, identificando as diferentes escolhas. Da Nova Escola.
|
Posted: 12 Aug 2013 08:10 AM PDT
Várias atividades para educação infantil para trabalhar com as turmas do maternal no dia do soldado... Clique para imprimir, salve e imprima para trabalhar com sua turminha.
Nas atividades abaixo você vai trabalhar matemática, coordenação motora, artes e muito mais... Ótimas para turminhas pequenas a atividade é muito divertida. Inclua o poema nas aula de artes com carimbo das mãozinhas, carimbando um dedinhos a menos em cada verso.
|
Posted: 12 Aug 2013 07:44 AM PDT
Pra quem pediu uma sugestão para fazer um mural para o dia do soldado, eu vim postar esta aqui feita com reciclagem de caixinhas. Ótima dica para turmas da educação infantil.
As caixas usadas podem ser de leite ou caixas de remédio como sugere a foto, pinta-as ou encape de verde e cole bolinhas de papel crepom amassada num tom de verde mais forte.
Depois, é só colorir e recortar desenhos de soldadinhos, ou recortar de revistas e fazer a colagem do soldadinho dentro da caixa.
Aí vão alguns moldes para você fazer os soldadinhos...
Outra ideia para fazer um painel para o dia do soldado...
|
0 comentários:
Postar um comentário