A ARTE DE EDUCAR |
- Alerta sobre o consumo de sal
- ATIVIDADES COM VOGAIS
- FOLCLORE DESENHOS DE SEREIAS PARA ATIVIDADES
- Parlendas
Posted: 13 Aug 2013 02:00 AM PDT
Precisamos ou não consumir sal?
Será que o brasileiro faz uso da quantidade correta de sódio em sua alimentação diária? Não, a resposta é dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo estudos, os brasileiros consomem mais que o dobro da quantidade diária recomendada.
Considerando a importância do consumo ideal de sódio, apresentamos aqui uma sugestão de como introduzir este conteúdo em sala de aula.
A tarefa de casa é: trazer rótulos do produto Cloreto de Sódio (NaCl).
O primeiro passo é esclarecer a diferença entre Sódio e Cloreto de Sódio. Como o próprio nome já diz, este último se diferencia pela adição de Cloro na composição, é o nosso popular sal de cozinha. Já o sódio (Na) é um mineral presente naturalmente em vários alimentos.
Com a embalagem em mãos é possível identificar a presença destes ingredientes. Pergunte à turma sobre a importância deste mineral para a nossa saúde. O sódio apresenta um papel importante em diversas funções do organismo, ele atua na transmissão de impulsos nervosos em todo corpo, permitindo assim o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais.
Diante dessas informações, vemos que um baixo consumo de sal também pode prejudicar nossa saúde. Alerte a turma para que comecem a fazer uso da quantidade ideal: o consumo diário de sódio deve se restringir a 2,4 g, o que equivale a 5 g de sal de cozinha (1 colher de chá).
Apresentamos agora a outra "face da moeda", as doenças decorrentes do exagero no consumo de sódio: hipertensão arterial, câncer gástrico e osteoporose. Como já foi dito, o brasileiro não sabe administrar bem o consumo de sódio, ele consome entre 4 - 6g por dia.
Oriente os alunos com alguns procedimentos para reduzir o consumo de sal:
• Retire o saleiro da mesa durante a refeição;
• Dê preferência ao consumo de alimentos naturais e evite os industrializados;
• Utilize temperos naturais para dar sabor à comida, como: alho, cebola, manjericão, orégano, salsinha e outros.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
|
Posted: 13 Aug 2013 02:00 AM PDT
|
Posted: 13 Aug 2013 02:00 AM PDT
|
Posted: 13 Aug 2013 02:00 AM PDT
As parlendas possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou
apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há
décadas. As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras
de crianças.
- Cadê o toucinho que estava aqui? O Gato comeu Cadê o gato? No mato Cade o mato? O fogo queimou Cadê o fogo? A água apagou Cadê a água? O Boi bebeu Cadê o boi? Amassando o trigo Cadê o trigo? A galinha espalhou Cadê a galinha? Botando ovo Cadê o ovo? O padre bebeu Cadê o padre? Rezando missa Cadê a missa? Tá na capela Cadê a Capela? Ta aqui.........
Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez Sete, oito, comer biscoito Nove, dez, comer pastéis.
– Cala a boca!
– Cala a boca já morreu Quem manda em você sou eu!
- Enganei um bobo...
Na casca do ovo!
Dedo Mindinho
Seu vizinho, Maior de todos Fura-bolos Cata-piolhos.
Entrou pela perna do pato,
Corre, Cutia,Saiu pela perna do pinto. O rei mandou dizer Que quem quiser Que conte cinco: Um, dois, três, quatro, cinco Na casa da Tia Corre Cipó Na casa da Avó Lencinho na mão caiu no chão Moça bonita Do meu coração Um,dois, três -O Macaco foi á feita Não sabia o que comprar Comprou uma cadeira Pra comadre se sentar A comadre se sentou A cadeira escorregou Coitada da comadre foi parar no corredor |
0 comentários:
Postar um comentário