CRINFANCIA |
Posted: 05 Aug 2013 12:49 PM PDT
Considerando que na Educação Infantil o processo educativo não ocorre apenas no espaço-tempo da sala de aula, a Proposta Pedagógica das IEI devem explicitar como se organizam os espaços disponíveis.
Quanto a esse aspecto Faria e Salles (2010, p. 33), explica que o espaço deve ser tratado sobre duas vertentes, uma institucional e outra mais relativa aos espaços, equipamentos e materiais que são utilizados pelos profissionais e pelas crianças. Desse modo, sugere-se que a Proposta Pedagógica apresente como se organiza o ambiente interno e externo da instituição. E, em relação aos espaços externos, é importante indicar outros espaços naturais e culturais existentes próximos à escola, os quais podem ser utilizados no desenvolvimento de atividades.
Faria e Salles (2010, p. 33), destacam ainda, que a organização do ambiente educativo reflete as crenças e concepções que orientam o trabalho da IEI. Nesse sentido, as autoras sugerem que:
para atender as necessidades da criança e a diversidade do currículo na Educação Infantil é imprescindível a organização de espaços com uma variedade de materiais disponíveis que permitam a escolha das crianças, as vivências corporais, a imaginação, o desenvolvimento do brincar, das demais linguagens, o contato com a natureza, a apropriação e produção de conhecimentos e a ampliação de seu universo cultural.
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