A ARTE DE EDUCAR |
- Reciclando no Folclore
- Atividades folclóricas - Educação infantil/ desenhos, recortes, dobraduras e brincadeiras.
- PROJETO FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- PROJETO FOLCLORE PARA ENSINO FUNDAMENTAL
Posted: 15 Jul 2013 04:42 PM PDT
BUMBA-MEU-BOI
Como confeccionar um boizinho com embalagem de Danoninho e rolo de papel higiênico. Siga os passos abaixo.
Para todas as colagens, considere um tempo de secagem de 10 a 15 minutos.
02 - Rolo de Papel Higiênico
03 - Copinho de Danoninho
04 - Fitas Coloridas
05 - Papel Espelho
06 - Pincel
07 - Lantejoulas e Estrelinhas
08 - Olhinhos
09 - Palito de Sorvete
10 - Tesoura sem ponta
Como Fazer
Depois de colada as fitas na capa, retire o excesso de fita, cortando as pontas para melhor acabamento, conforme figura 05.
Faça um corte acentuado para separar as orelhas, conforme a figura 07.
Neste caso, utilizamos lantejoulas pretas.
Já temos os elementos separados para a montagem.
Conforme a figura 12, passe cola branca na parte superior do rolo de papel higiênico até as lateriais do mesmo.
Colando a capa: posicione a capa no centro no corpo do boizinho e pressione para execultar a colagem.
O corpo de seu boizinho deverá ter o aspecto, conforme a figura 14.
Colando a cabeça: passe cola branca nas laterais da cabeça e cole no rolo de papel higiênico, conformefigura 15.
Fazendo os chifres: desenhe em um pedaço de cartolina ou papel cartão, conforme figura 16.
Agora cole os chifres atrás da orelha do boizinho.
|
Posted: 15 Jul 2013 04:32 PM PDT
|
Posted: 15 Jul 2013 04:33 PM PDT
Justificativa
A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o
conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do "Hoje", baseando em experiências anteriores, resgatando o "ontem", sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.
Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características
e valores.
Objetivo Específico:
Resgatar tradições;
Valorizar o folclore brasileiro;
Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
Estimular a criança e sua imaginação;
Desenvolvimento
Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem, contando
histórias e lendas,
com perguntas.
Contar a história do Saci Pererê, explicando suas características físicas, seus valores, e
suas atitudes.
Desenho livre de personagens do folclore.
Trabalhar trava-línguas;
Formas geométricas, com desenhos dos personagens do folclore,
Parlendas;
"O que é, o que é?",
Jogos matemáticos;
Modelagem com massinha dos personagens do Folclore;
Cantigas de rodas folclóricas;
Reescrita de lendas
Recursos
Aparelho de som;
Blocos lógicos;
Vídeo;
Materiais didáticos ( cartolinas, giz, lápis de cor);
Livros de histórias;
Sucatas;
Avaliação
Através de conversa informal;
Criação de textos sobre todo o projeto
Bibliografia
Livro de história com mitos de nosso folclore
Livro didático: Dia-Dia do professor.
|
Posted: 15 Jul 2013 04:25 PM PDT
Todo e qualquer ser humano tem cultura.A cultura vai se formando nas relações
e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura científica,tecnológica,artística,literária, religião,meio ambiente, lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto
econômico,além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,
convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos
tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse conjunto de valores
transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do
saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.
Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à
nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações
folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os "causos"
contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados
populares,superstições.
Objetivos Gerais
Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,
região ou do Brasil;
Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Conteúdos específicos
Lendas típicas
Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas
Lendas da nossa região
Objetivos Específicos
Conhecer e resgatar algumas lendas,inclusive as regionais;
Conhecer e valorizar a própria cultura;
Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes
no folclore brasileiro;
Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada
região
Identificar o uso da linguagem formal e informal;
Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
Cronograma das atividades:
Período de11/08 a 15/08
Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos
informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
Período de 18/08 a 19/09
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.
Dramatizações de lendas.
Trabalhos de arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos
Período de 22/08 a 03/10
Filmes.
Desenhos
Exposições dos trabalhos na culminância.
|
0 comentários:
Postar um comentário