Pages

Tecnologia do Blogger.

Camisa com caneta: lembrancinha para o dia dos pais! - A ARTE DE EDUCAR


A ARTE DE EDUCAR


Posted: 02 Aug 2013 10:17 AM PDT


 São duas lindas sugestões de lembrança para o dia dos pais que os próprios alunos podem fazer!








Posted: 02 Aug 2013 02:00 AM PDT

Público Alvo:

  • Educação infantil.

Professora responsável:
        
  • Elenir Quintana

Período de duração:

  • Um mês.

Justificativa:
        
O apelo por valores está ecoando por todos os países, pais e até mesmo crianças estão cada vez mais preocupados e afetados por violência, problemas sociais crescentes e falta de coesão social. Os educadores estão cada vez mais sendo solicitados  a abordar problemas que surgiram dentro de sua respectivas sociedades, crianças se deparando com a mídia que tem muitas vezes uma programação cheia de sensualidade, violência e ensinando maus costumes. Cabe então a escola buscar resgatar valores cívicos, morais espirituais e os princípios básicos da cidadania.
Diante das considerações acima se propõe o presente projeto.


Objetivo Geral:

Resgatar na criança certos valores como: colaboração, convivência pacifica e respeitosa, honestidade, respeito, tolerância, humildade, responsabilidade, generosidade e outros.

Objetivos Específicos:

  • Trabalhar o processo de aquisição da escrita e sua função social;
  • Despertar atitudes de cooperação e respeito;
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Cuidar de si e do próximo;
  • Reproduzir histórias através de desenhos livres;
  • Desenvolver a coordenação motora fina através de atividades manuais;
  • Exercitar a coordenação motora ampla através de brincadeiras dirigidas;
  • Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;
  •  Estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver noções de quantidade através de jogos e atividades dirigidas;
  •  Ampliar o vocabulário;
  •  Respeitar limites e obedecer a regras;
  •  Desenvolver o senso crítico;
  • Aprimorar a qualidade das relações interpessoais (professor/aluno, aluno/aluno)

Atividades prováveis:
·        ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
  • Correspondência
  • Seqüência de figuras
  • Idéia de quantidade
  • Classificação
  • Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
  • Bingo de palavras ou figuras.

·        ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
- Oral:
  • Utilização adequada da linguagem oral.
  • Recontar estórias.
  • Relatar experiências vividas.
  • Explicação dos temas, questionamentos.
  • Conversas.
  • Dramatizações.
  • Pesquisas.

·        ESCRITA:
  • Elaboração de textos espontâneos.
  • Aproximação da escrita.
  • Crachás.
  • Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.

·        ÁREA DAS ARTES VISUAIS
·        Trabalhar as regras na prática em atividades sociais;
  • Modelagem;
  • Recorte e colagem;
  • Jogos;
  • Brincadeiras;
  • Rotina diária;
  • Cartazes.

·        ÁREA DO MOVIMENTO
  • Jogos;
  • Danças;
  • Brincadeiras;
·        Tudo que se possam aplicar as regras observadas, proporcionando aos alunos colocar em prática o tema do projeto.

·        ÁREA MUSICAL.
  • Dvds musicais.

·        ÁREA DE NATUREZA
  • Mudança de hábitos;
  • Vídeos instrutivos;
  • Pesquisas;
  • Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).

·        ÁREA DE SOCIEDADE
  • Construção de regras.
  • Fatos do dia-a-dia ( jornais, rádio, TV...)

·        ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades;
  • Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
  • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.

Recursos:

  • Aparelho de tv, aparelho de dvd, filmes, cds musicais, livros, lápis preto, lápis de cor, canetinhas coloridas, tinta guache, papel pardo, revistas (recortes), caixas de leite vazias, cola branca, papel sulfite A4, xérox.

Registro:

  • Fotos das atividades diárias, relatórios e a produção de um dvd que será apresentado aos pais ou responsáveis e depois ficará guardado na biblioteca da escola juntamente com o projeto.

Avaliação:                                
     
                Será feita em todo o decorrer do projeto e será considerado satisfatório se todos os alunos estiverem envolvidos nas atividades propostas participando ativamente e demonstrando interesse. E no decorrer  dos trabalhos apresentarem aquisição de novos conhecimentos e demonstrarem mudanças de atitudes.

Culminância:
      
                Realização de um mural com a apresentação de todos os trabalhos confeccionados pelos alunos durante a duração do projeto, apresentação de um dvd com fotos e relatos das atividades aos pais e equipe escolar, também teremos brincadeiras no pátio para os pais e alunos oportunizando um momento de lazer e interação e para finalizar será servido um delicioso lanche.

Posted: 02 Aug 2013 02:00 AM PDT

 Projeto Dia dos Pais
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


TEMA: Pai TURMA: Maternal I e II 

Período: 30 de julho a 11 de agosto 

JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria. 

QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Pinóquio 
Apresentação dos dedoches com personagens da família criando uma história. 

CONTEÚDOS NORTEADORES:
Música dia dos pais; 
Personagens da família, enfocando a figura masculina; 

OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas. 

DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha; 
Músicas (em anexo) 
Histórias (em anexo) 
Artes (em anexo) 
Linguagem Oral 
Matemática 
Natureza e Sociedade 
Confecção da lembrancinha para os pais 
Pesquisas 
Brincadeiras e jogos; (em anexo) 

AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

CULMINÂNCIA DO PROJETO
Festa dos pais 

Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Dia dos Pais

Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos; 
Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente; 

Histórias: 
Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias; 

Artes Visuais: 
Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura livre da camisa para o papai;
Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul; 
Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS. 
Desenho livre no caderno para acompanhamento; 

Brincadeiras e jogos: 
Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;
Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; 


*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc. 



Posted: 02 Aug 2013 02:00 AM PDT

 ORPO HUMANO –  atividade
MATERNAL II 
O Maternal II gostou muito de construir um quebra-cabeça com  um amigo. Os alunos também descobriram o que estava faltando no corpo, como olhos, nariz!, orelha e boca para poderem completar. Assim, os pequenos alunos trabalharam o esquema corporal de uma maneira bem lúdica. Veja como foi divertida esta A atividade foi realizada em algumas etapas: primeiro a educador fiz uma roda da conversa sobre o corpo humano, depois duas crianças serviram de modelo e seus corpos foram desenhados. 

Após, com a mediação das educadoras, foram completados os desenhos com as partes que faltavam e, como produto final, foi feito um mural que ficou exposto na sala para que as crianças tenham fácil acesso e possa manusear em outros momentos.O desenvolvimento de atividades que envolvam a temática do Corpo Humano é muito curioso na faixa etária da educação infantil, pois é neste momento que acontece a percepção do nosso corpo e suas diferenças.


A utilização de diferentes recursos didáticos se torna uma estratégia interessante para a educação infantil. Nesta fase os alunos ainda não tem o domínio da escrita mas se identificam muito bem com as imagens e esquemas.

Foi utilizado um esquema corporal para introduzir e levantar o conhecimento prévio que os alunos tem desta temática. Os alunos se divertiram muito pegando as partes do corpo dentro da caixa e falando o nome da parte que pegou. Após este momento eles colocavam no local correto com a ajuda da turma inteira.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...