Pages

Tecnologia do Blogger.

Plano de aula para semana da pátria - Pra Gente Miúda


Pra Gente Miúda


Posted: 21 Aug 2013 05:22 PM PDT
A comemoração da "Semana da Pátria" é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor a oportunidade de formar  na criança o conceito de Pátria  e despertar o sentimento de amor e patriotismo. Para isto estamos postando um plano de aula para te auxiliar neste trabalho.
plano de aula para semana da pátria com várias atividades relacionadas ao tema

Turma - Maternal (Podendo ser adaptado para outras turmas).

Objetivos
Realizar várias atividades e brincadeiras relacionadas ao tema para desenvolver nos alunos o sentimento de amor e valorização a Pátria, proporcionar situações de brincadeiras diversas, desenvolver a linguagem oral e corporal e incentivar o amor à Pátria.

Metodologia
Explorar e trabalhar algum livro relacionado ao tema da independência. Sugerimos o livro "Chapéu de papel'. Aproveite para trabalhar também com músicas, como Um tal de D. Pedro, baixe aqui. Em seguida confeccione chapéu e espada para os alunos. Aprenda a fazer Chapéu e espada de soldado com reciclagem de jornal AQUI.

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode acode acode
A bandeira nacional

Trabalhando as cores da bandeira
Trabalhe as cores  presentes na bandeira do Brasil: verde, amarelo e azul. Algumas dicas:
  • Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação.
  • Colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
  • Aproveite a oportunidade para falar sobre a cores e explorar os vários tipos de artes e texturas dos trabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão... enfim, tudo pintado com verde e amarelo.
  • Cada aluno pode trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente. Junte tudo e monte uma bandeira gigante!
Oficina de arte e sucata
Não se esqueça de organizar uma oficina com muita arte! Fazer a Bandeira do Brasil com colagem de papel crepom, tampinhas pet ou carimbo das mãozinhas é uma ótima dica.

Vídeo e sessão pipoca
Não se esqueça de fazer pipoca amarela e verde para a sessão de filme... É só colocar corante comestível.


O vídeo Marcha soldado da Galinha Pintadinha é uma ótima sugestão!
Posted: 21 Aug 2013 05:13 PM PDT
Sugestão de atividade para trabalhar na semana da pátria com as crianças da educação infantil. Já imaginou fazer a Bandeira do Brasil usando as mãos e pés como carimbo? Esta prática estimula a percepção visomotora, além de divertir a criançada, que aprende a fazer arte. O resultado? Vários painéis para enfeitar a sala na semana da pátria!
Bandeira do Brasil com carimbo das mãos
Pra fazer você vai precisar de 1,5 metros de papel pardo e tintas nas cores da bandeira. 

Como que faz?
1- Coloque o papel pardo no meio da sala aberto e cole as laterais com fita crepe. Desenhe a bandeira do Brasil. Faça quantas Bandeiras forem precisas para que a turma toda participe!

2 - Com a tinta nas mãos e nos pés, as crianças devem pintar o círculo de azul, que representa o céu brasileiro. Depois, pinte as mãos das crianças de amarelo, uma referência aos minérios que encontramos no nosso solo e ajude-os a carimbar o losango. O próximo passo é pintar os pés dos pequenos de verde, simbolizando nossa mata e preencher o retângulo. 

 3 - Espere secar e... a turminha terá uma linda Bandeira!!! Não se esqueça de lhes explicar o sentido de cada cor da bandeira enquanto realizam o trabalho.

Abaixo Bandeira do Brasil com carimbo das mãozinhas... Aqui as partes foram carimbadas separadamente e depois coladas uma sobre a outra.

Posted: 21 Aug 2013 04:46 PM PDT
Oi amores do blog!
Estou postando o primeiro Projeto para Semana da Pátria!
projeto para trabalhar na semana da pátria
Posted: 21 Aug 2013 03:44 PM PDT
Oi gente!
Estou postando algumas sugestões de lembrancinhas  para trabalhar na Semana da Pátria... Estão lindas, confiram aí!!!

Menino e Menina Bandeira, da net.
Menino, menina e Bandeira. Da Cassia Peres.
Ideia lindas da minha amiga Jacirinha.
VEJA TAMBÉM: Chaveirinho e Marca Página Bandeira

Já, já eu posto mais!
Posted: 21 Aug 2013 02:19 PM PDT
Musiquinha para trabalhar na semana da pátria com a turma da educação infantil... Vejam que ideia supimpa eu vim postar aqui no blog para te auxiliar nas suas aulas da semana da pátria.




O autor é Rogério Azeredo cantando com várias crianças, ótimo para encenar com cavalo, espada e chapéu!!! Vejam que gracinha:

Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
No seu cavalo à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!


Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com seu chapéu à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!


Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com sua espada à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!

Viva D. Pedro, viva o Brasil!

Baixe aqui
Posted: 21 Aug 2013 01:56 PM PDT
Linda sugestão de lembrancinha de primavera: móbile de borboleta feito com prendedor de roupa... Eu me encanto também com estas ideias recicladas... Uma graça, confira!
lembrancinha para a primavera feita com prendedor de roupa

Coisa mais linda do mundo! Ótima dica para fazer um móbile para a sala, lembrancinhas (você pode usar o prendedor para pendurar foto) ou apenas um belo enfeite para a varanda ou jardim.
DICA: Faça as asas em papel ou eva. Escolha um papel fininho como o seda para as asas de baixo e outro super colorido para as demais asas. O pescoço e braço foram feitos com cordão.
Posted: 21 Aug 2013 12:41 PM PDT
Oi!

Vejam só que atividade legal para a semana da pátria... construa com seus alunos um quebra cabeça gigante da independência! Vamos aprender?
A proposta desta atividade é para se trabalhar o termo "independência". Apresente a sua turma a questão: independência é... descrevendo as ações que nos tornam independentes. AQUI no site do plenarinho tem um artigo muito bom que vai te orientar sobre este assunto, confira!

Dica de atividade: Convide seus alunos para desenvolverem uma atividade plástica grupal, um super quebra cabeça em forma de cartaz. Para isto você vai precisar de papel pardo ou até mesmo TNT para fazer o cartaz como mostra a foto, com varetas do lados para segurar. Agora, você vai pica papel amarelo e verde, pode ser cartolina ou outro papel e junto com a turma cobrir todo o cartaz. Depois de seco, é só colar as letra da palavra INDEPENDÊNCIA e realizar cortes múltiplos para imitar um quebra cabeça. Finalmente, os alunos irão brincar com o quebra cabeça gigante e montar. 

Créditos para a revista Guia da Professora.
Posted: 21 Aug 2013 12:37 PM PDT
É isto aí gente linda do blog, é hora de pintar tudo de verde e amarelo, a semana da pátria já está chegando... aqui postamos algumas dicas de atividades que podem ser realizadas com a turma mais pequena, tome nota!!! Algumas sugestões para aprender e fazer:
  • Hora de colocar fitinhas verde e amarelo na garotada, valorizar o Hino da Independência, cantando, trabalhando a letra e quem sabe fazendo um karaokê (tem o hino cantado, instrumental e play back no blog)!!!
  • Faça uma lista verde e amarela no caderninho das crianças durante a semana toda, eles vão adorar!!!
  • Veja que idéia legal da Cleuza: Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
  • Ideia legal da Escola sem Mimeógrafo: colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
    atividades para trabalhar na semana da pátria

  • Outra ideia: Com papel pardo faça um painel com o desenho da Bandeira e colar os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
  • Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos "brasileirinhos mais carentes".
    Beijos a todas as amigas lindas que estão sempre no blog!
Posted: 21 Aug 2013 11:58 AM PDT
Dica de material pedagógico para trabalhar com a turminha do maternal, creche e berçário com material reciclado. Usando um garrafão plástico cortado no gargalo, vareta e bexiga você faz lindos fantoches de vara que saltam para fora e fascinam as crianças. Super sugestão para contar histórias!
fantoche de vara feito com material reciclado para maternal

Use os fantoches de vara para surpreender e divertir as crianças, convidando-os a jogar, brincar e se expressar verbalmente. Decore o palito com flores e borboletas e você terá uma linda lembrancinha para a primavera. Linda dica do blog Atividades para maternal.
Veja como brincar... 'Cadê o palhacinha??? Olha ele aqui!!!'
Posted: 21 Aug 2013 11:09 AM PDT
Sugestão de lembrancinha para fazer com a turma na primavera. Lindos marca páginas com flores, uma ótima opção para quem não vai ter tempo de fazer outro tipo de lembrancinha...
marca página de primavera para imprimir

marca página de primavera para imprimir

Imprima o marca páginas com impressão colorida, recorte e cole sobre papel ou EVA.  Depois recorte e faça o furo no local indicado. Passe uma fitinha no buraquinho e está pronto seu marca página de primavera!
Posted: 21 Aug 2013 09:09 AM PDT
Sugestão de atividade para fazer lembrancinhas para a primavera usando prendedor de roupa e flores de papel. A lembrancinha pode ainda ser usada como 'fantoches' para contar histórias... Super fácil de fazer!
passo a passo de lembrancinha para primavera

passo a passo de lembrancinha para primavera

Ideia perfeita para fazer com os pequenos!!! Muito fácil, passe o molde para o papel e depois pinte com os alunos... Corte na linha tracejada e cole no prendedor. Tem moldes! Clique para ampliar os moldes!

5 comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...