Pages

Tecnologia do Blogger.

Plano de aula - Os girassóis de Van Gogh - Pra Gente Miúda


Pra Gente Miúda


Posted: 11 Sep 2013 04:41 PM PDT

Plano de aula para trabalhar com educação infantil que tem por objetivo fazer a releitura da obra 'Os girassóis' de Van Gogh. O planejamento é muito sugestivo para trabalhar na primavera e apresenta várias sugestões de atividades que vão despertar nas crianças o interesse em conhecer mais sobre o artista e sua obra, bem como desenvolver o gosto pela arte em suas muitas formas.

'Os Girassóis' de Van Gogh, daqui.
Objetivos
-A partir da leitura formal e interpretativa da obra Os Girassóis de Van Gogh, do conhecimento de sua vida e demais obras do artista, reler o quadro com técnicas e materiais diferenciados;
-Conhecer a famosa obra de arte "Os Girassóis" e fazer a releitura da mesma;
-Estimular os alunos a produzirem uma releitura da obra, usando várias técnicas;
-Experimentar e desenvolver várias atividades manuais.

Conteúdos
Apreciação e releitura do quadro "Os Girassóis", de Van Gogh.
Desenvolver artes variadas como técnicas manuais através de recursos como corte, colagem, montagem, pintura e textura.

Apresentação
Fale sobre a obra 'Os girassóis' de Van Gogh, explorando o assunto e se possível apresente a eles a tela que pode ser impressa em papel e distribuída entre todos.

'A tela "Os Girassóis" é tida como uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês. Ela foi trabalhada com pouquíssima cor, além do amarelo, que invade toda tela diante dos nossos olhos. Os tons vermelhos, azuis e verdes que aparecem tem a função de realçar a luminosidade do amarelo. Van Gogh pintou uma série de girassóis (7 quadros com um número de três, cinco, doze e quinze girassóis). Nenhum outro pintor poderia captar a beleza que ele imprimia em suas telas. O amarelo dos girassóis vinha carregado de luz da mais pura magia, como se neles tivessem agregados pedaços do sol.'

Atividades sobre a obra
Depois de falar sobre a obra, fazer a releitura da mesma usando várias técnicas como pintura, recorte e colagem. Vamos ver alguns exemplos de releituras. Temos um molde para você imprimir e usar.

Atividade 01 - Releitura com recorte e colagem em caixa de pizza
Esta é uma sugestão muito criativa aplicada pela professora Juce. Os alunos fizeram a releitura da obra usando as mãos como carimbo para montar os girassóis. Depois, a obra foi colada em caixas de pizza para expor. Muito boa esta sugestão!

Atividade 02 - Releitura com colagem de formas de docinhos
Esta também é uma dica muito fofa. Que tal fazer os girassóis com formas de docinhos abertas? Para o miolo você pode usar pedacinhos de EVA marrom, fica lindo! Da Arte na Escola.

Atividade 03 - Releitura com colagem de milho e cravos
Outra sugestão muito criativa é fazer os girassóis com colagem de milho para as pétalas e cravo para o miolo. Você também pode usar outras sementes para o miolo. Dica do professor Alcindo.

Vídeo, música e dramatização
Aproveitando o tema que é bastante sugestivo para a primavera, vamos realizar outras atividades sobre os girassóis. Uma boa dica é a música O Girassol, de Vinícius de Moraes. Você pode usar a música para brincar, dramatizar e realizar outras atividades.

Letra - O Girassol, de Vinícius de Moraes
Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel

Roda, roda, roda
Carrossel
Roda, roda, roda
Rodador
Vai rodando, dando mel
Vai rodando, dando flor

Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel

Roda, roda, roda
Carrossel
Gira, gira, gira
Girassol
Redondinho como o céu
Marelinho como o sol

Atividade com música
O Girassol, de Vinícius de Moraes
Atividades com aproveitamento de materiais
Sugerimos aqui a releitura da obra com aproveitamento de outros materiais como copo descartável amarelo rasgado. Uma bela dica também é fazer os girassóis com prato de papel pintado de amarelo. Depois de seca a pintura, recorte o girassol e cole bolinhas de papel crepom marrom no miolo.

Girassol com prato de papel e miolo de sementes, do Clicka Craft.

Girassol com carimbo das mãos
Nada mais sugestivo do que fazer girassóis com carimbo das mãos. As crianças adoram trabalhar com tinta e o girassol fica perfeito nesta atividade. Esta dica também pode ser usada para fazer o quadro de Van Gogh ou painel de primavera. Do Sheknows.

Painel de girassóis feitos em EVA
Para fazer basta riscar um círculo no EVA amarelo e depois fazer as pontas. O miolo foi feito com colagem de café torrado mas pode ser substituído por bolinhas de papel crepom.

Oficina para fazer lembrancinhas
Sugerimos a realização de lembrancinha com fotos das crianças, feito no prato de papel. Veja o passo a passo AQUI.

Outra sugestão: Girassol com carimbo das mãos no EVA, perfeito!

Posted: 11 Sep 2013 06:31 AM PDT

Projeto para educação infantil para trabalhar na primavera com várias atividades como desenhos para colorir, dobraduras, dicas para painéis e muito mais!

Vim postar mais um projeto super fofo de Primavera! Seus alunos vão amar cada atividade, tá coisa mais linda do mundo... Clique nos links para ver cada atividade.

Aproveitem todas as novidades do blog.
Posted: 11 Sep 2013 06:10 AM PDT

Gibi da turma da Mônica especial para baixar. Sugestão para trabalhar na semana do trânsito. Aqui nesta edição você vai encontrar muitas atividades, passatempos, histórias para te auxiliar nas suas aulas, confira!


Aí vai mais um gibi da turma da mônica para te auxiliar nas aulinhas sobre trânsito tem muitas atividades legais como atividades, passatempos e regrinhas do trânsito, podem conferir!


Clique AQUI para baixar o seu
Posted: 11 Sep 2013 05:50 AM PDT

Sugestão para fazer fantasias para a primavera com o tema Havaí. Aprenda como fazer uma linda fantasias para usar em desfiles ou apresentações, tem passo a passo!


DICA: Você pode trocar as flores de tecido ou feltro por flores de EVA e a ráfia por sacolas plásticas de super mercado cortadas em tiras... Super dica de reciclagem!

Vamos aprender a fazer?
Produtos que vai precisar
•Biquíni;
•Tecido na cor do biquíni (medidas de acordo com a cintura);
•Ráfia em cor similar ao tecido;
•Linha para costura na cor do tecido;
•Tesoura;
•Máquina de costura;
•Fita dupla face;
•Velcro;
•Cola, apliques, flores e folhas variadas e em quantidade suficiente para cobrir a cintura, o top, a guirlanda da cabeça e fazer os arranjos da braçadeira e tornozeleira.




Como que faz?
1. Corte a cintura da saia de maneira que fique medindo, depois de pronta, 7cm na laterais e 10cm no bico frontal. Meça o comprimento da saia, partindo da cintura até a altura do tornozelo + 2cm e corte a ráfia.
2. Corte um pedaço de fita dupla face, no tamanho da cintura, e cole a ráfia, uma ao lado da outra, em ambos os lados da fita. Repita o processo de 3 à 6 vezes, dependendo das medidas da pessoa. Quanto mais cheia e fechada, mais interessante fica a saia.
3. Alfinete os feixes de ráfia ao tecido e passe a costura. Costure o velcro nas extremidades da cintura da saia já terminada.
4. Prepare a guirlanda da cabeça para a colagem das flores, passando uma tira de tecido ou uma fita em torno dela, deixando um pouco da palha aparente para dar um aspecto mais natural.
5. Cole flores e folhas por toda a cintura da saia.
6. Cole flores e folhas no top, na guirlanda. Na tornozeleira e braçadeira faça um pequeno arranjo no centro.

Crédito: Mariander

1 comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...