Pra Gente Miúda |
- Como trabalhar primavera com Romero Britto
- 11 truques para alfabetizar seu filho
- Atividades para alfabetização
- Curso de psicologia infantil - Novo!!!
- Releituras de obras de Romero Britto
- Jogos de alfabetização com trava línguas
- 04 truques para ajudar na alfabetização
- Projeto Primavera Ecológica
- Projeto Primavera e Estações
Posted: 14 Aug 2013 06:25 PM PDT
A sugestão desta postagem é trabalhar na primavera com releituras das obras de Romero Britto, usando reaproveitamento de materiais reciclados. Acrescente esta dica ao projeto de educação infantil que você vai trabalhar com sua turma e com certeza terá ótimos resultados!
Para trabalhar na primavera vamos usar duas obras de Romero, a borboleta e a flor.
Aqui a obra de Romero Britto foi trabalhada em papelão, com colagem de CD's partidos no meio e rolos de papel higiênico para fazer as borboletas.
Ótima dica daqui.
Para trabalha a flor, você pode usar papelão ou caixas de pizza.
DICA: Nas bolinhas da flor, cole tampinhas pet ou tampas plásticas de variadas cores... Você também pode colar um CD no miolo da flor.
| ||
Posted: 14 Aug 2013 04:53 PM PDT
Alfabetizar não é uma tarefa fácil... algumas crianças encontram muita dificuldade e cabe à família ajudar e cooperar neste processo. Estamos postando aqui 11 truques para a passar à família de seus alunos, para instruí-los como fazer isto de maneira fácil e produtiva.
DICA: As famílias precisam saber disto! Disponibilizamos estas 11 dicas para você imprimir, ótima dica para enviar para as famílias de seus alunos. Clique para ampliar e salvar.
| ||
Posted: 14 Aug 2013 04:32 PM PDT
Todas nossas atividades sobre alfabetização reunidas em um só lugar, aproveite!!! Aqui temos várias atividades, jogos para imprimir, jogos feitos com reciclagem, planos de aula, projeto de educação infantil e muito mais. Confira os links abaixo!!!
| ||
Posted: 14 Aug 2013 03:55 PM PDT
A Psicologia Infantil é o estudo do comportamento infantil, incluindo características físicas, motoras, cognitivas, emocionais, sociais, entre outras. É uma área em grande crescimento, principalmente em função do aumento de transtornos e distúrbios que acometem crianças e adolescentes.
No Curso de Psicologia Infantil, você conhecerá os principais transtornos psicológicos que atingem crianças, como o Stress Infantil, a Hiperatividade, entre outros. Saberá também como identificá-los e tratá-los de forma adequada.
Este curso pode ser feito tanto por pais, interessados em auxiliar seus próprios filhos, quanto por professores, educadores e psicólogos em geral, que podem utilizar a Psicologia Infantil para obter melhores resultados profissionais. Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você é quem escolhe o ritmo e o local em que deseja estudar, além de não ter um prazo determinado para concluir o seu curso. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.
| ||
Posted: 14 Aug 2013 03:04 PM PDT
Plano de aula para educação infantil que tem por objetivo fazer a releitura de obras de arte e com isto trazer para o cotidiano das crianças a cultura brasileira através de seus artistas. As obras de Romero são alegres, coloridas e cheias de vida, tudo a ver com a PRIMAVERA que já vem aí...
Vamos explorar as obras de Romero Britto, com aplicação de várias técnicas e materiais como papel, caixas de papelão, pratos de papel, bandejas de isopor e outros. Pra começar vamos aprender a fazer a estrela e para isto vamos precisar de papel e tinta de várias cores.
Escolha o material de sua preferência (papel, bandejas...) e distribua os moldes para as crianças, auxiliando-os sempre, principalmente com aqueles que possuem maior dificuldade. Confira outras ideias:
Releitura das obras de Romero Britto com reciclagem de tampas plásticas, tampinhas pet e pratos de papel.
Obras de Romero Britto em bandejas de isopor.
Obras de Romero Britto em papel.
Dica feita com reaproveitamento de CD's velhos.
Caixas de pizza são ótimas para serem usadas como telas para as obras.
Organize uma bela exposição no fim do projeto para expor as obras de arte dos alunos... Abaixo postei alguns moldes pra quem vai trabalhar este projeto.
| ||
Posted: 14 Aug 2013 01:44 PM PDT
Estes jogos são super importantes para trabalhar com a turma e ajudar na fase de alfabetização. Esta é uma sugestão para você criar material de apoio para sua sala de maneira bem fácil: usando cantigas, ditados populares, trava línguas, parlendas...
Imprima tudo em letra bastão e recorte as palavras, colando em papel colorido ou EVA. As fichas deverão ser ordenadas na sequência correta pelos alunos... Alfabetizar exige dedicação e criatividade!
Fiz algumas fichas para vocês imprimirem e usarem com turmas de educação infantil. É só clicar em download e depois imprimir. | ||
Posted: 14 Aug 2013 08:46 AM PDT
Algumas atividades, desenvolvidas em sala de aula, são fundamentais no processo de alfabetização das crianças. Leitura em rodas, caça-palavras, escrever textos memorizados e até ditados. Pela simplicidade das atividades, é possível até que os pais alfabetizados tentem desenvolvê-las em casa.
01 - LEITURA EM RODAS
O que é: o professor organiza a turma em uma roda e faz a leitura em voz alta de diferentes tipos de texto (contos, poemas, notícias, receitas, cartas etc.).
Quando propor: diariamente, tomando o cuidado de trabalhar cada tipo de texto várias vezes, para que a turma se familiarize com ele, e de variar os gêneros, para que o repertório se amplie.
O que a criança aprende: esse é o principal canal de acesso ao mundo da escrita, essencial para os filhos de pais analfabetos ou que têm pouco contato em casa com livros, revistas e outros materiais. Na atividade, a criança se familiariza com a linguagem dos livros (onde há histórias que divertem), dos jornais (que trazem notícias), dos manuais (que ensinam a usar um aparelho) etc. Assim, ela aprende que cada um é produzido e apresentado de uma forma diferente e, assim, começa a perceber a diferença entre a língua falada e a escrita.
02 - LER PARA APRENDER A LER
O que é: a confrontação da criança com listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) e textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e trava-línguas -, propondo que neles ela encontre palavras ou "leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).
Quando propor: em dias alternados com as atividades de escrita. A atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler com autonomia.
O que a criança aprende: acompanhando o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita.
03 - ESCREVER PARA APRENDER
O que é: a escrita de textos memorizados - como cantigas, parlendas, trava-línguas e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.
Quando propor: em dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o sistema de escrita. A atividade deve ser realizada com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor um trabalho sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já sabem escrever.
O que a criança aprende: concentrada apenas no sistema de escrita - pois o conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.
04 - DITADO PARA ESCRIBA
O que é: a turma cria oralmente um texto num gênero específico - conto, carta, bilhete, receita, notícia etc. -, mesmo sem estar alfabetizada, e a professora escreve no quadro. É condição didática para a atividade as crianças conhecerem o gênero. Dessa forma, mesmo sem saber definir o que são uma carta ou um conto de fadas, a criança sabe diferenciá-los.
Quando propor: várias vezes por semana. Sempre que o uso da escrita se fizer necessário no dia-a-dia da sala de aula (escrita de bilhetes, convites etc.) e no desenvolvimento de projetos de leitura e escrita.
O que a criança aprende: ela se aprimora na linguagem escrita ao adaptar a linguagem oral (mais coloquial) às exigências de um texto no que se refere às suas características. Há ainda o trabalho de revisão dessa produção, eliminando palavras repetidas.
| ||
Posted: 14 Aug 2013 08:12 AM PDT
Oi povo do blog GM!!!
Vim postar mais um lindo projeto para educação infantil, este é o Primavera Ecológica... Tem muitas atividades legais para trabalhar em sala de aula com seus alunos...
| ||
Posted: 14 Aug 2013 07:58 AM PDT
Projeto de educação infantil para trabalhar na primavera, cheio de atividades e dicas para você trabalhar com seus alunos... Clique nos links abaixo para ver o projeto.
|
0 comentários:
Postar um comentário