Pages

Tecnologia do Blogger.

Artes visuais com sagu para berçário - Pra Gente Miúda


Pra Gente Miúda


Posted: 08 Aug 2013 06:03 PM PDT
Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo. A vivência artística da criança será mais rica se ela tiver acesso a tintas, pincéis, lápis e canetas. Que tal realizar com sua turma uma atividade com sagu?


artes visuais com meleca de sagu para berçário

IDADE De 1 a 2 anos.
TEMPO De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina ou outro tipo de papel e sagu no sabor morango ou uva.

OBJETIVOS Explorar os materiais (sagu e papel); perceber a marca pessoal; construir a auto-imagem;  ordenar formas; e relacionar sensações corporais e registro gráfico. Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel. Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas. Dê liberdade de movimentos aos pequenos, mesmo que não façam carimbos, mas pinturas livres. Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés, que pode ser feita com as crianças que já andam. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. 

Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta. Daqui.
Posted: 08 Aug 2013 04:12 PM PDT
Linda sugestão de atividade para educação infantil. 

Faça você mesma seu cenário para teatro de fantoches, usando uma caixa de papelão encapada com papel, eva ou tecido. Dica super bacana para contar histórias para a turminha... Vamos aprender?
cenário para teatro de fantoches feito com caixa de papelão
Você vai precisar de uma caixa de papelão retangular, encapada. Decore a seu gosto. Na parte de trás, cole um papelão maior, para dar suporte ao cenário. Recorte dois círculos para colocar as mãos.



Posted: 08 Aug 2013 03:35 PM PDT
Usando bolas plásticas coloridas com desenhos de animais você pode fazer este divertido jogo para a turminha do berçário. Amei a dica de usar a banheira para colocar as bolas.
dica para trabalhar cores com berçário
Pra fazer o jogo: use bolas de plásticos ou faça bolas com reciclagem de jornal. Cole imagens de animais recortados de revistas ou impressos. Brinque com a turma fazendo jogos de sequência de cores, agrupando as cores iguais em caixas, estudando as família dos animais, etc. Explore o conhecimento dos alunos perguntando: "Que bichinho é este?" 'Como ele faz?', o cachorrinho faz 'au, au, au', o gatinho 'miau'.

Dica lá do blog Atividades para maternal
Posted: 08 Aug 2013 02:53 PM PDT
Oi gente!!!

Vejam só que graça estes cartões da karen grace para o Dia dos Pais. A ideia é imprimir para colocar em lembrancinhas. Tá uma graça, clique para ampliar e imprimir!!!
Gracinha, super sugestivo.
Posted: 08 Aug 2013 04:29 PM PDT
Atendendo a pedidos... postei também o alfabeto com letra cursiva, maiúsculas e minúsculas, para baixar e usar em suas atividades com educação infantil. Para baixar basta clicar em download, o arquivo está em pdf.

Veja o alfabeto abaixo, para baixar clique em download.
Posted: 08 Aug 2013 04:28 PM PDT
Oi gente!!!

Pra quem pediu estou postando um alfabeto com letra bastão para baixar e usar em sua sala de aula.

A sugestão pode ser aplicada em diversos projeto de educação infantil: fichas para alfabetizar, cartazes para a sala, alfabeto móvel... Baixe o seu e boas aulas!
Posted: 08 Aug 2013 01:59 PM PDT
Esta uma sugestão de pauta para trabalhar o folclore em sala de aula com a educação infantil de forma diferenciada, focando no tema verdadeiro do folclore: cultura popular de uma dada comunidade... 
plano de aula para educação infantil sobre folclore
Usando as imagens abaixo, promover um debate em sala de aula sobre os variados povos e culturas do nosso país, focando em suas diferenças e semelhanças. Você pode elaborar um projeto de educação infantil sobre este tema realizando várias atividades: rodas de conversa, música, dança, comidas típicas, oficina de sucata... Compartilhei abaixo várias imagens de povos brasileiros.







Posted: 08 Aug 2013 01:17 PM PDT
Esta é uma atividade corporal muito fácil de fazer e muito divertida,  para realizar com a turma da educação infantil. Um simples tabuleiro gigante, marcado sobre o piso com fita adesiva colorida, será o espaço motivador para que os alunos explorem e vivenciem através do jogo, conceitos espaciais básicos. Vamos fazer um jogo da velha corporal? 
atividade corporal jogo da velha corporal
Com que faz? As fichas serão os próprios alunos, estarão identificados com camisetas ou aventais que terão carinhas estampadas de gatos e ratos. Deverão deslocar-se com movimentos precisos formando filas, colunas e diagonais. Nesta partida coletiva, jogarão duas equipes de três integrantes cada uma, que escolherão ser gatos ou ratos. Cada equipe, respeitando sua vez, colocará nas casinhas seus jogadores. Vencerá quem conseguir formar uma linha contínua em direção vertical, horizontal ou diagonal com seus participantes. 

Esta ação permitirá avaliar se as jogadas foram corretas e expô-las como situações problemáticas a resolver de forma grupal, formular hipótese, verbalizar vantagens e desvantagens de cada possível deslocamento e planejar as estratégias que os levem a formar a linha contínua para conseguir alcançar o objetivo do jogo. O jogo da velha corporal é um espaço lúdico compartilhado onde é possível jogar e aprender.

DICA: Os aventais poderão ser confeccionados de TNT ou papel crepom. 



Posted: 08 Aug 2013 12:23 PM PDT
Sugestão de atividade para educação infantil: aprenda como fazer fantoches para contar histórias usando pratinhos de papel. Dica para quem trabalha com a turminha pequena, construa seus próprios fantoches, com bichinhos, animais, personagens de história e deixe suas aulas mais dinâmicas e craitivas!
fantoches com pratos de papel para contar histórias
Pra fazer basta pintar seu personagem em um pratinho e depois colar outro prato do outro lado, deixando um espaço para colocar a mão. Amei a joaninha.

Posted: 08 Aug 2013 11:11 AM PDT
Oieeeeeeeeee gente do blog!!!

E aí como estão todos? Vejam só o que eu estou postando pra vocês...


oje resolvi postar pra vocês moldes de letras maiúsculas e minúsculas e números, todos simples, sem nenhum desenho.
Eu uso muito pra escrever em cartazes, faixas e etc, depois é só decorar como quiser...
Se você, professora ou professor, está precisando pra sua salinha, taí: clique para abrir e ampliar!

Lembrando que sempre que eu tiver outros moldes de letras e número diferentes estarei postando aqui, ok? Beijinhos!


A B C D E F G H I J K L M N

O P Q R S T U V W X Y Z

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Posted: 08 Aug 2013 09:39 AM PDT
Esta é uma proposta pedagógica bem fácil de ser aplicada com turmas pequenas, nos projetos de educação infantil... Que tal adaptar para sua turma? A proposta vai trabalhar concentração, coordenação motora e conhecimento das cores. Vamos aprender?
 dica para trabalhar cores no maternal
A dica é super simples e econômica: pegue uma caixa e pinte ou encape nas cores sugeridas. Compre prendedores de roupa plásticos nas mesma cores ou pinte prendedores de madeira. Coloque os prendedores na caixa e tampe, esta será uma caixa surpresa. Na sala de aula convide os alunos a olhar dentro da caixa. Pergunte a eles se conseguem abrir e fechar os prendedores. Faça isto com eles, ajudando-os neste movimento. Depois, convide-os a colocar os prendedores em suas cores indicadas.

Do blog Atividades para Maternal.
Posted: 08 Aug 2013 08:45 AM PDT
Fazer material pedagógico para projetos de educação infantil com reaproveitamento de materiais reciclados é fácil e divertido! Isto faz com que a turma se envolva no projeto, aprendendo e divertindo ao mesmo tempo.

Já postamos um quebra cabeça com palito de picolé e fotos e agora vamos mostrar como usar a mesma ideia, mas em vez de colar foto ou gravura, você pode simplesmente desenhar e pintar.
quebra cabeça feito com palitos de picolé
Se numerar cada palito além de tornar a montagem mais fácil, você também pode trabalhar sequência numérica. Para fazer é fácil: Junte os palitos e passe fita adesiva. Vire a peça e ajude a criança a fazer o desenho, que pode ser livre ou não... Numere os palitos. Agora é só esperar secar e depois tirar a fita.

Dica daqui.


Posted: 08 Aug 2013 08:54 AM PDT
Ler para bebês estimula as linguagens oral e escrita, promove a capacidade representativa e simbólica. Mesmo antes de saber falar, sentar ou segurar um livro, os bebês podem e devem ter histórias em sua rotina. 

como montar uma bebeteca em sua escola

Quanto mais cedo a leitura for introduzida na vida dos pequenos, melhor, pois isso faz com que eles aumentem o  vocabulário e passem a se expressar melhor. Por volta dos 6 meses de idade, textos e ilustrações já são compreendidos como reproduções da realidade e do mundo simbólico.

08 motivos para ler para os bebês
Os bebês leitores:
  1. Possuem vocabulário mais extenso.
  2. Têm mais oportunidades de falar e se expressar.
  3. Fazem mais associações.
  4.  Aprendem as noções de causalidade e tempo.
  5. Desenvolvem a capacidade representativa e simbólica por meio da escrita, da ilustração, da fotografia e da imagem.
  6. Adquirem um repertório maior de histórias.
  7. Desenvolvem a capacidade de concentração.
  8. Aprendem a ouvir.

Quando o bebê ouve uma história e tenta repetir as palavras, desenvolve as linguagens oral e escrita, mesmo que ainda não saiba falar ou ler. Ler para as turmas de creche e pré escola requer  rotina, muitos livros e um espaço planejado.O ideal é promover a atividade de leitura diariamente, respeitando os limites de tempo.

Como escolher os livros para os bebês?
Até 3 anos
  1. Aproveite os títulos feitos em diferentes materiais: plástico, figuras em relevo, tecido etc.
  2. Ensine a importância de cuidar bem do material.
  3. Ofereça textos de gêneros variados e histórias apenas com imagens.
  4. Músicas, encenações e teatro de dedos e de sombras são recursos adicionais para atividades de leitura.
  5. Leia e releia cada obra várias vezes.

De 3 a 6 anos
  1. Selecione histórias com enredos e linguagem e mais complexos a cada sessão de leitura.
  2. Apresente histórias mais longas, em capítulos.
  3. Amplie as situações de leitura para além do prazer literário, mas também para pesquisar, estudar e se instruir (receitas e manuais).
  4. Promova a leitura em grupo, em voz alta e silenciosa.

Que tal montar uma bebeteca na sua escola
Este é objetivo principal desta postagem, que tal colocar em prática esta ideia? A melhor forma de fazer isto é ampliando o cantinho da leitura. Aí vão algumas dicas pra te ajudar:
  1. Muitas almofadas e edredons para forrar o chão deixam o ambiente aconchegante. 
  2. As estantes na altura dos pequenos são um convite irresistível à leitura. 
  3. Quem não tem oportunidade de ter os móveis adequados, pode improvisar poltronas com pneus coloridos e isopor grandes, estantes feitas com caixotes...
  4. Junte-se com outros educadores de sua escola e marque um dia de 'oficina de sucata'. Neste dia produza materiais pedagógicos de apoio para sua bebeteca como: fantoches e dedoches reciclados, livros em tamnho gigante com gravuras simples, feitos com papelão, tampas plásticas, feltro, tecido.
  5. Reunir-se com professores de Educação Infantil para discutir os lançamentos, o papel das imagens e a importância da leitura no desenvolvimento humano – tudo para encontrar títulos instigantes, sem lições de moral nem personagens estereotipados e com um final inusitado. 
  6. Pegar livros emprestados é uma maneira de ampliar as oportunidades de leitura e estabelecer uma convivência saudável entre pais e filhos.

2 comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...