Pages

Tecnologia do Blogger.

Da tela do artista à experiência do brincar (parte 1) - CRINFANCIA


CRINFANCIA


Posted: 13 Aug 2013 11:30 PM PDT
Conforme nos mostra Borba (2009, p.71), a brincadeira é um fenômeno da cultura, visto que "[...] se configura como um conjunto de práticas, conhecimentos e artefatos construídos e acumulados pelos sujeitos nos contextos históricos e sociais em que se inserem [...]", ou seja o brincar e as brincadeiras fazem parte do patrimônio cultural, fruto das ações humanas transmitidas.

Contudo, esse patrimônio cultural encontra-se cada vez mais ameaçado, uma vez que, as brincadeiras tradicionais as quais priorizam o movimento corporal, as interações e a criatividade, estão gradativamente sendo substituídas por jogos eletrônicos, internet e brinquedos industrializados. Diante dessa ameaça, cabe à escola planejar experiências de ensino-aprendizagem que revitalize e assegure o lugar do brincar na infância. 

E, nós do CRINFANCIA estamos propondo uma série de atividades pedagógicas para a Educação Infantil, articulando a apreciação das obras de arte do artista Ivan Cruz com atividades em que as crianças poderão mostrar o seu acervo de brincadeiras e ao mesmo tempo ampliá-lo.

Mediante essa proposta pretendemos oferecer à você, professor (a), subsídios teóricos e práticos que lhe permita, planejar atividades nas quais as crianças de seu grupo ou turma possam participar de atividades lúdicas com o objetivo de ampliar e construir um repertório de brincadeiras e referências que compõe a cultura lúdica infantil.

Para começar, iremos conhecer a vida e a obra do artista plástico Ivan Cruz, pois, conforme apresentamos na publicação de 08 de agosto de 2013, "Apreciação de obras de arte - dicas pedagógicas", é importante que você professor(a) investigue o assunto com o qual pretende abordar com sua turma, conhecendo o contexto de produção das obras de arte e o que interessa às crianças, por isso clique aqui (caso não seja possível visualizar o arquivo, clique em fazer download).


Como você professor (a), pôde o observar no link anexado, apresentamos um breve relato da vida do artista Ivan Cruz, bem como parte do seu acervo de obras em tela e escultura. Diante disso, sugerimos que:

a) Inicialmente, você observe e reflita sobre algumas características das obras de Ivan Cruz:

Em que medida as obras apresentadas se relacionam com a história de vida do artista? Como essa relação se apresenta nas telas e esculturas?

Quais as características da série "Brincadeiras de Criança" estão presentes na maioria das obras?

Você reconheceu a sua infância retratada nessas obras? E as crianças com as quais trabalha se reconheceriam? 

- Dentre as obras apresentadas, quais as brincadeiras mais marcaram a sua infância?

b) Em seguida, apresente para as crianças as obras do artista antes de sua biografia. As obras poderão ser apresentadas gradativamente para que as crianças apreciem e se familiarizem com essa produção artística. Nos momentos de observação e apreciação, você professor (a), poderá propor os seguintes questionamentos:

- o que Ivan Cruz representa na maioria de suas pinturas e esculturas?
- quais dessas brincadeiras vocês já conhecem?
- quais brincadeiras gostaria de aprender?
- em que lugar ocorrem as brincadeiras retratadas por Ivan Cruz?

c) Proponha a releitura de algumas das obras, por meio da utilização de diferentes  linguagens e técnicas, como: pintura, escultura, colagem, montagem de maquetes, entre outras. 

d) Pesquise com as crianças as formas de brincar daquelas brincadeiras que são representadas nas obras  e que elas  ainda não , conhecem.

Considerando, a possibilidade de propor projetos pedagógicos e sequências de atividades com base nas obras de Ivan Cruz, dedicaremos em apresentar sempre que possível uma dica pedagógica que articule as diversas áreas do conhecimento, o brincar e arte do brincar retratada em suas obras.

Referências: Borba, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: Corsino, Patrícia. Educação Infantil cotidiano e políticas. 2009. Campinas –SP, Editora Autores Associados.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...