Pages

Tecnologia do Blogger.

Projeto Didático Meios de Trasnporte - A ARTE DE EDUCAR


A ARTE DE EDUCAR


Posted: 14 Aug 2013 02:30 AM PDT

Área de conhecimento: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes, Psicomotricidade e Música.

Conteúdo especifico: Diferentes meios de transporte existentes em nossa cidade.

Objetivos:
  • Conhecer os meios de transporte  mais primitivos, até os mais atuais, explorando as amplas possibilidades de trabalho que o tema traz, como: a evolução da tecnologia, inventores que se destacaram os tipos de transportes, a importância em nossas vidas, conscientização dos meios de segurança, etc.
  • Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas atividades pedagógicas;
  • Explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de situações lúdicas, registrando através de diversas linguagens, a fim de ampliar o conhecimento de si, do outro e do mundo, bem como suas capacidades e limitações;
  • Vivenciar no cotidiano situações que favoreçam a construção da estrutura lógica-matemática.

Sugestões de atividades:
O projeto inicia através de uma conversa em roda, levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre os meios de transporte  (vocês sabem quais são os meios de transporte  existentes em nosso bairro? quais os meios de transportes vocês usam para passear e vir á escola?…). A partir dessa conversa, as crianças levarão para casa um questionário para realizar uma pesquisa sobre os meios de transportes que sua família usa para trabalhar, passear…
Montar um gráfico através da pesquisa realizada com as crianças. Expor o gráfico dentro da classe e vamos comparar com dos amigos da outra turma. Definir quais os meios de transporte  (aéreos, terrestres e marítimos) cada turma irá trabalhar.
Etapas prováveis:
Observar alguns meios de transporte  utilizados. Entender a importância dos transportes para o funcionamento da cidade.
  • Compreender a evolução dos meios de transporte. Perceber os tipos de solo de cada meio ambiente.
  • Construir meios de transporte com sucatas.
  • Conscientizar a importância dos sinais de trânsito, o cinto de segurança e a faixa de pedestre.
  • Pesquisar em livros sobre os inventores que se destacaram.
  • Realizar brincadeiras que envolvam transportes, com passeio de motoca, trenzinho, etc.;
  • Construção de uma estrada para andarmos a pé, de motoca e com carrinhos;
  • Observação e imitação dos sons emitidos pelos transportes;
  • Classificação dos meios de transporte, terrestres, aéreos e marinhos;
  • Utilização de literaturas variadas;
  • Proporcionar atividades artísticas utilizando sucatas, gravuras, fotos, etc.;
  • Explorar a utilidade de cada transporte;
  • Construção de brinquedos de sucata;
  • Confecção de cartazes sobre transportes;
  • Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
  • Descrição e imitação dos sons encontrados em gravuras e fotos;
  • Jogos de roda e brincadeiras que utilizem o corpo como forma de expressão de transportes;
  • Brincadeiras livres com meios de transporte.
  • Promover discussão;
  • Pesquisa;
  • Promover brincadeiras com os sinais de trânsito;
  • Mostrar a diferença do meio de transporte antigo e atual;
  • Propor a confecção de meios de transporte com material de sucata;
  • Fazer circuito utilizando placas de sinalização para simular algumas regras de trânsito.

Metodologia:
 Pesquisa em jornais, revistas, livros e vídeos sobre a circulação de pessoas e mercadorias em diferentes espaços e tempos (identificação e comparação de imagens - velhas e o novo, as transformações, a preservação ou destruição dos espaços públicos) - iniciação da construção da cidadania por meio da reflexão sobre as responsabilidade dos dirigentes e da população em cada momento histórico da organização das cidades - significado da circulação com qualidade de vida.
Exploração da evolução das cidades e dos meios de transportes em função da circulação das pessoas na busca do atendimento de suas necessidades (alimentação, trabalho, moradia, lazer, enfim sobrevivência) – desenvolvimento e tecnologia.
Montagem de painéis ou de um livro de texto e imagens com o resultado das pesquisas e a produção dos alunos.

Recursos:
Sulfite, papelão, cartolinas, lápis de cor, giz de cera, cola quente, tesoura, tinta guache, CDs, DVDs, aparelho de televisão e som, etc.

Avaliação:A avaliação  será através de registro por parte do professor em relação a participação e aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento deste projeto.
Posted: 14 Aug 2013 02:30 AM PDT

Posted: 14 Aug 2013 02:00 AM PDT

Objetivos 


- Participar de situações investigativas por meio da observação e do questionamento. 

- Comparar informações anteriores com as adquiridas pela investigação. 

- Registrar por meio de desenho e escrita as informações obtidas. 
- Investigar onde vivem e do que se alimentam os animais. 

Conteúdos
- Investigação com fontes de informação. 
- Registro de informações para consulta posterior. 
- Alimentação, hábitos e modo de vida dos animais. 


Anos 
Pré-escola. 

Tempo estimado 
1 mês. 

Material necessário 
Prancheta para todos, papel, lápis pretos e gravador. 

Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Procure levar a turma a um lugar acessível para a criança com deficiência visual (com sinalização em braile, piso tátil, corrimões e rampas que facilitem a locomoção dos pequenos). Mesmo que ainda não saiba ler, é importante que a criança tenha contato com o sistema braile. Leia todos os textos em voz alta e ajude o pequeno com a gravação da entrevista feita pelo grupo. Peça para que a criança desenhe, em casa, o que compreendeu (pode-se usar cola de relevo ou propor uma colagem com diferentes materiais táteis). Os colegas ajudam a descrever o passeio e os animais para a criança cega. Providenciar imagens dos animais em relevo e mostrar previamente para a criança também colabora para que ela aproveite mais o trabalho de campo.

Desenvolvimento 
1ª etapa
Antes da visita, introduza a pesquisa de campo como uma oportunidade que as crianças terão de obter respostas às questões que ainda não foram esclarecidas. Antecipe que elas poderão observar os hábitos, a alimentação e o modo de vida dos animais estudados no local. Explique que entrevistarão um especialista e devem fazer previamente o roteiro de perguntas. Oriente-as a evitar as questões que podem ser facilmente respondidas pela observação. Atue como escriba, ajudando-as a verificar se o roteiro está coerente - se fica claro o que se quer saber e se há relação com as dúvidas apontadas pela pesquisa - e defina quem fará cada pergunta. Se possível, grave a entrevista. Discuta com os pequenos o que são desenhos de observação, o uso que é feito deles e o que precisa ser registrado. Informe que você entregará pranchetas e lápis para que tomem notas e façam seus desenhos de observação em campo. 

2ª etapa
Durante a visita, estimule-os a observar os animais estudados e buscar respostas às questões da pesquisa. "Posso ter um leão em casa?" e "como os bichos vieram parar aqui?" são algumas das questões que podem aparecer naturalmente. Aproveite para dizer que a leitura das fichas técnicas dos animais pode esclarecer as dúvidas. Leia as fichas para eles, frisando as partes que trazem informações de interesse do grupo. Realize a entrevista em um local silencioso, onde todos possam escutar o que é dito. Lembre-os de quem fará cada pergunta e quem irá cuidar do gravador - caso a conversa seja gravada. Se não usarem esse recurso, anote as respostas para consulta posterior. Peça que iniciem com as perguntas do roteiro e depois abra espaço para novas questões. 

3ª etapa
Após a visita, analisem em conjunto os dados obtidos para que as descobertas sejam incorporadas à pesquisa. Ouça com as crianças a entrevista ou recupere as anotações para verificar quais questões foram respondidas. Registre no roteiro. Circule os desenhos de observação pela sala para que verifiquem se eles acrescentam informações. Analisem quais respostas não foram encontradas e planeje situações de leitura em que possam ter mais informações para o trabalho.

Avaliação 
Observe o empenho das crianças em investigar os animais estudados e realizar os desenhos de observação: houve interesse pelas informações presentes nas fichas técnicas e pelos dados apresentados pelo especialista? Avalie se a visita permitiu que elas aprofundassem o estudo.

Consultoria: Maria Slemenson

Assistente de coordenação pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC).
Posted: 14 Aug 2013 02:00 AM PDT



Atividades de alfabetização Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização ajudam os professores com os aluninhos nas escolas. Veja várias páginas que pode te ajudar muito no ensino.
Atividades de alfabetização animais Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização infantil Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização letramento Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização desenhos Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização palavras 431x550 Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização imagem Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização fotos Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização peixe Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização para imprimir 550x406 Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização imprimir Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização O bode 421x550 Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização letras 388x550 Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização complete a frase Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização texto 386x550 Atividades de alfabetização
Atividades de alfabetização desenho Atividades de alfabetização
Posted: 13 Aug 2013 04:38 PM PDT































0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...