Rosearts- Atividades para imprimir |
Posted: 04 Oct 2013 04:04 PM PDT
Projeto: Nós no mundo de Tarsila do Amaral de Simone Helen Drumond
Projeto, planejamento e atividades de Arte
Disciplina: Educação artística
Aulas semanais: 2 ( duas) Série: 1º ano do Ensino Fundamental Professora: ............................................................................................................................... Fevereiro e Março Habilidades 1. Expressão oral * Conhecer a biografia da artista plástica. * Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa. * Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala. 2. Expressão escrita / manual: * Representar por meio de desenho o que lhe foi proposto. * Expressar suas habilidades artísticas e manuais (conforme sua maturação e capacidade) através da criatividade no de correr das atividades. 3. Leitura e interpretação de diferentes linguagens * Compreender que a leitura e interpretação de diferentes linguagens e propiciar um tipo de comunicação nas quais inúmeras formas de significados se condensam entre as disciplinas do currículo da 1ª série. Conteúdos conceituais 1. Nós no Mundo de Tarsila A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas. Cronologia • 1886 - Nascimento, em CapivariSP, filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral • 1906 - Casamento com André Teixeira Pinto • 1926 - Exposição em Paris • 1928, 11 de janeiro - Pinta o Abaporu (palavra indígena que significa "homem que come") para dar de presente de aniversário a Oswald de Andrade • 1933 - Pintura do quadro Operários. Dá início à pintura social no Brasil. • 1934 - Participação no 1º Salão Paulista de Belas Artes • 1951 - Participação da I Bienal de São Paulo • 1973, 17 de janeiro - Falecimento em São Paulo, SP Atividades 1ª e 2º aulas – Data ......../......../........ Esta aula de hipótese será por meio de uma conversa informal. O/A professor (a) irá desafiar os alunos abordando algumas perguntas para investigar o conhecimento dos mesmos sobre o que já sabem sobre o assunto proposto e o que gostariam de saber. - Quem conhece a Tarsila? - O que ela fez? O QUE SABEMOS - É uma mulher - É uma pintora - O QUE QUEREMOS SABER - O que ela pintou? - Ela é viva? - Ela é nova ou velha? - Onde viveu? - Que música ela ouvia? - Ela pintava pessoas? - Ela pintava plantas? - Ela gostava de pintar flores? - Ela é bonita? Atividade - Auto- retrato Contar a biografia de Tarsila do Amaral de uma forma bem simples apresentando a tela Auto-retrato. Em seguida cada criança em seu caderno de desenho irá fazer o seu auto-retrato, utilizando giz de cera, lápis de cor e lápis grafite..
O/A professor (a) poderá valer-se da dinamica para que a aula seja mais harmoniosa.
Dinâmica – Você é o artista! Material - Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada aluno. Desenvolvimento 1- Distribuídos os materiais da dinâmica, o/a educador (a) explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta: - Quem sou eu? (Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta) 2- Os alunos desenham sua resposta 3- Forme um circulo e promova a apresentação dos desenhos (respostas. O grupo de alunos procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta 3ª e 4ª aulas – Data ......../......../........ Atividade - Jogo dos bichos
• Colocar em exposição em sala à tela A Feira I, as crianças irão observar a tela e fazer um breve comentário, o/a professor (a) registrará as respostas.
• Identificar as frutas regionais que aparecem na tela. • Observar no quadro e relatar a partir de seu conhecimento, as frutas que não são produzidas na nossa região. • Reproduzir no caderno de desenho a tela da artista plástica, utilizando giz de cera, papéis coloridos, entre outros materiais, observando: as formas, tamanho, as cores de cada objeto que compõe a tela. • Compararmos o feirante de hoje com o feirante da época da artista plástica. 5ª e 6ª aulas – Data ......../......../........ • Matemática e artes - Observar as formas geométricas, encontradas na tela. Explorar as formas geométricas (nome,forma, cor, onde mais podemos encontrar tal forma, enfim, deixe as crianças falarem livremente sobre o contexto em estudo). • Explorar as cores, objetos, pessoas e moradias do quadro. • Mostrar um mamão para as crianças deixá-las tocar, cheirar, sentir a forma. Após distribua um pedaço do mamão para as crianças sentirem o gosto. Explore o sabor desta fruta. Deixe as crianças falarem sobre este contexto. • No caderno de desenho as crianças irão promover a reprodução da obra – O mamoeiro. Cada criança será respeitada de acordo com sua habilidade artística. 7ª e 8ª aulas – Data ......../......../........ Incentivadas a dar asas à imaginação, empunhando pincéis, lápis de cor e massinha. Apreciando as obras de arte Reproduzir algumas obras da Artista Plástica Após analisarmos, visualizarmos e observarmos as obras da artista plástica Tarsila do Amaral, os alunos terão a possibilidade de ampliar o seu repertório e experimentar novas formas do fazer artístico, desenvolvendo a criatividade criando uma tela da sua autoria. Deixar em exposição as seguintes obras: Romance, Floresta, Cidade, Manacá, Sol Poente, Distância, A Cuca e a Lua. As crianças em trio deverão escolher uma das obras e fazer uma releitura, relatando tudo que há na tela (a professora será a escriba). Em seguida deixar a disposição de cada equipe materiais diversos para que as crianças reproduzam a tela como quiserem. Exemplo de Obra de Artes recriada com massa de modelar.
Encontre o texto na integra em http://simonehelendrumond.ning.com/
|
Posted: 04 Oct 2013 02:41 PM PDT
|
0 comentários:
Postar um comentário