Pages

Tecnologia do Blogger.

A ARTE DE EDUCAR


A ARTE DE EDUCAR


Posted: 13 Jul 2013 02:05 AM PDT

Posted: 13 Jul 2013 02:00 AM PDT

As Novas tecnologias e os Computadores...
Autor: Site de Dicas[1]
Série: Compreendendo o Comportamento Infantil
As Novas tecnologias e os Computadores
O Princípio da Dúvida ainda é o melhor aliado da Cognição...
As Novas Tecnologias e as Crianças...

Com frequência se enfatiza os supostos benefícios que a moderna tecnologia pode nos proporcionar. Mas precisamos compreender que tudo precisa ser usufruído com sabedoria, com inteligência e sensatez.
Se os benefícios são indiscutíveis, os malefícios, de forma intencional, quase nunca são mencionados. Mas, se colocarmos tudo numa balança usando como medida o bom senso podemos ver a coisa de outra forma, com mais inteligência, o que poderá nos proporcionar melhores resultados.
Se de um lado o mundo da informação digitalizada nunca nos ofereceu tantas possibilidades, por outro, há um lado obscuro que precisa ser avaliado, estudado, esclarecido, ponderado, para que os supostos "avanços" e benefícios não se transformem em malefícios. É bom lembrar sempre do adágio: "Um tijolo, nas mãos de um pedreiro serve para construir, nas mãos de um malfeitor, como arma de destruição".
Ao final vale a ponderação e o bom senso. "Criança sem bom senso em terra de ninguém, acaba encontrando aquilo que não convém".
Enfim, a seguir eis algumas considerações que podemos pautar com ponto de partida para nossa reflexão.
"A internet aproxima as pessoas através de uma maior interação"

Isso não é verdade. Um número cada vez maior de usuários se isola, se contentam com o contato virtual, e de fato passam a conhecer mais pessoas, mas de forma completamente impessoal, do mesmo modo como também lidamos com nossos vultos famosos, ou ícones pessoais. Saber que as pessoas existem não é a mesma coisa que vivenciar o contato pessoal, a interação física, o diálogo olho no olho. Amizade não se firma no mundo virtual, mas no físico. Afinal de contas, uma boa conversa presencial ainda é o melhor remédio para fortalecer e potencializar uma amizade, já no mundo virtual, isso não se aplica.

Uma grande quantidade de amigos virtuais, muitos nem existem de fato, não significam muitas amizades. Amigos existem no mundo real, presencial, e apenas o convívio de fato faculta a criação de vínculos que podem, depois, se transformar em amizades, o resto é eufemismo, uma forma que a indústria do entretenimento encontrou para controlar, cativar, escravizar, manipular e fazer lavagem cerebral em seus infelizes consumidores, ou usuários.
E o resultado desse isolamento mascarado de interação é a alienação, o fanatismo, a dependência cada vez maior por drogas, uma vez que são usadas para compensar a solidão, a angústia e a depressão causada pela clausura, pela falta de contato físico. Há ainda uma geração inteira que passa os dias em ambientes blindados, fechados, onde a única luz do sol que vêem é a virtual.
E uma das consequências é o sedentarismo e a carência de vitamina D. A vitamina D, na verdade não é vitamina, trata-se de um hormônio, é responsável pelo controle de 229 funções do nosso corpo, e com sua falta, o que ocorre pela heliofobia, ou medo da luz solar, ou pela falta de exposição ao sol, favorece a tendência do aumento das doenças crônicas motoras, tais como, as patologias reumáticas, a esclerose múltipla, os cânceres, a deficiência visual, melancolia e depressão, e a pior de todas, a insensatez, ou arrogância de julgar que inteligente é todo aquele capaz de saber operar bugigangas eletrônicas.
"A criança aprende mais com a grande quantidade de informação"

Isso é um mito dos mais importantes e mesmo antiético, que infelizmente se transformou em uma falsa verdade, e o pior de tudo, largamente apoiada pelos seus criadores, os senhores da comunicação virtual, uma poderosa indústria cujos axiomas são seguidos e cultuados como verdadeiras doutrinas religiosas.

De fato existe muita informação, mas, grande parte desta é desqualificada, ou simplesmente lixo, o que acaba por causar mais confusão que esclarecimento. Há um excesso de desinformação. Ali é uma terra de ninguém, onde qualquer um escreve o que bem entende, onde a ética não é uma regra. Má informação numa mente infantil sem discernimento tem o mesmo peso de uma verdade. Saber filtrar o que serve daquilo que não serve ainda não faz parte do repertorio cognitivo de uma criança, logo, ela estará sob jugo das inúmeras correntes negativas que proliferam no meio virtual.
"A criança cada vez mais cedo se torna madura..."

Isso é um mito. Maturidade não se consegue com informação, mas com vivência, experiência de vida. Informação sem discernimento, ou cujo significado não se conhece, não se pode medir, é a mesma coisa que semente que é plantada sobre pedra. Além disso, a criança passa a maior parte do seu tempo "brincando" e fofocando no meio virtual, motivada mais pela curiosidade das muitas bobagens que circulam nas redes sociais, do que pela possibilidade de aprender alguma coisa que lhe seja útil de fato. Logo, há de fato um intenso intercâmbio, mas entre fontes igualmente imaturas e desinformadas, resultado, mais desinformação e confusão que erudição e cognição.

Bom, isso não é tudo, mas bem que pode servir como um primeiro passo para nossas reflexões sobre o assunto.
E por último, não acredite em nada que você mesmo não seja capaz de experienciar, comprovar pela vivência, nem nesse texto. Experimente, descubra em si mesmo, transforme a ideia em coisa prática, e tudo isso em um viver com dignidade. http://sitededicas.ne10.uol.com.br/grito-de-alerta-computador.htm

Posted: 13 Jul 2013 02:00 AM PDT


Desenvolvimento da leitura


De 3 a 6 anos - Pré-leitura


Nessa fase ocorre o desenvolvimento da linguagem oral. Desenvolve-se a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras: som e ritmo.

Tipo de leitura recomendada: Livros de gravuras, rimas infantis, cenas individualizadas.

De 6 a 8 anos - Leitura compreensiva

A criança adquire a capacidade de ler textos curtos. Leitura silábica e de palavras. As ilutrações dos livros — que são extremamente necessárias — facilitam a associação entre o que é lido e o pensamento a que o texto remete.
Tipo de leitura recomendada: Aventuras no ambiente próximo, família, escola, comunidade, histórias de animais, fantasias, problemas.

De 8 a 11 anos - Leitura interpretativa

Aqui ocorre o desenvolvimento da leitura propriamente dita. A criança já tem capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil com menor dependência da ilustração. Orientação para o mundo da fantasia.

Tipo de leitura recomendada: Contos fantasiosos, contos de fadas, folclore, histórias de humor, animismo.

De 11 a 13 anos - Leitura informativa ou factual

Se tudo estiver bem e as outras etapas tiverem sido trabalhadas corretamente, aqui já existe a capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à ideia, estrutura e linguagem. Começa uma pequena introdução à leitura crítica.

Tipo de leitura recomendada: Aventuras sensacionalistas, detetives, fantasmas, ficção científica, temas da atualidade, histórias de amor.

De 13 a 15 anos - Leitura crítica

Aqui já vemos uma maior capacidade de assimilar idéias, confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto com o material de leitura.

Tipo de leitura recomendada: Aventuras intelectualizadas, narrativas de viagens, conflitos sociais, crônicas, contos.


Posted: 13 Jul 2013 02:00 AM PDT



Lições de um Arco-íris!



Autora: Maristela Caldeira Nunes

Objetivos: Levar os ouvintes a refletirem nas lições de cada uma das cores dos arco-íris.

Preparativos:

1. Faça um cenário bem bonito da cena da arca e noé e os animais. Faça um grande e lindo arco-íris, dê bastante destaque a ele.
2. Procure incentivar a todos os participantes a decorarem suas falas, para ficar mais bonito.
3. Ore para que o programa seja uma benção na vida de cada um.

Abertura

* Boas Vindas
*Leitura Responsiva - Salmos 23 feita por 2 crianças
* Hino Inicial
*Oração Inicial de joelhos

Momentos Especiais

*Música Especial (solo, dueto ou coral de adolescente)
* Missões - Informativo no telão
*Oferta pelas crianças caracterizadas

Estudo da Lição

*Neste momento as crianças descem para se prepararem para o final do programa
*Se possível, arrumar uma pessoa que prepare muito bem a lição dos adultos para passá-la de maneira geral. (verifique a possibilidade com o diretor da escola sabatina).

Encerramento

*Dramatização


Narrador: Nos tempos de Noé os homens eram perversos e rebeldes. Ninguém queria saber de Deus e cada um fazia o que bem lhe apetecia. Violência e muita injustiça reinavam por todo o lado. Não se importavam com a vontade de Deus. O coração de Deus estava muito triste porque ao olhar para a terra só via maldade. Noé, contudo, era o único que dava prazer ao Senhor com a sua vida. Era honesto e justo, conduzia a sua vida de acordo com a vontade de Deus, e em estreita comunhão com Ele. Deus ordenou que Noé construísse uma enorme Arca e Noé fez tudo conforme o Senhor pediu. depois que a arca ficou pronta, os animais de dois em dois entraram na arca. Durante quarenta dias e quarenta noite choveu e o dilúvio encheu a terra. Depois que as águas secaram Noé , sua família e os animais deixaram a arca, e depois de adorarem a Deus em agradecimento pelo seu cuidado, eles viram surgir no céu um lindo arco-íris. O arco-íris nos lembra da promessa que Deus fez a Noé depois do dilúvio. As coes do arco-iris nos ensinam grandes lições que vamos agora descobrir.


Vermelho - (entra uma criança vestida de vermelho) - Eu sou o vermelho, esta cor representa representa o sangue que é símbolo da vida. Esta cor também nos lembra do sacrifício de Jesus na cruz para nos dar vida eterna.


Laranja - (entra uma criança vestida de laranja) - Eu sou o alaranjado e represento o perdão que Deus nos concede. esta cor nos ensina que devemos sempre estar disposto a perdoar também os outros.


Amarelo - (entra uma criança vestida de amarelo) - Eu sou o amarelo e represento a pureza que deve existir na vida do cristão. O cristão assim como o ouro deve ser refinado e se manter puro, seja em pensamentos e atos.


Verde - (entra uma criança vestida de verde) - Minha cor é o verde e representa a esperança. Mas o que é a esperança? (neste momento, pode ser usado o anexo 1). Como cristãos a nossa esperança está na volta de Jesus Cristo nas nuvens do céu que voltará para nos levar para uma nova terra.


Azul - (entra uma criança vestida de azul) - O azul representa a nobreza. Todos aqueles que aceitam a Cristo como seu legítimo salvador, torna-se filho de Deus. Portanto fazemos parte da mais importante família real que existe: A Família do Rei do Universo!
Anil - (entra uma criança vestida de azul escuro) - Eu sou o anil ou azul escuro e represento a cortesia. como seguidores de Cristo somos motivados a tratar com cortesia a todas as pessoas que nos rodeiam.


Violeta - (entra uma criança vestida de violeta) - Minha cor é a violeta e represento a humildade. É muito importante que o cristão aprenda esta lição, pois o nosso maior exemplo, que é Jesus, foi humilde até a morte.


Narrador: Que lições maravilhosas aprendemos hoje com as cores do arco-íris! Como Deus é maravilhoso! quando Ele criou o arco-iris já tinha em mente todas estas lições espirituais para a nossa vida! Agora sempre que você vir um arco-íris, lembre-se das lições que ele nos dá.


* Música especial - O arco-íris (cd Você Vale Mais) - Esta música deve ser ensaiada por todas as classes.


* Oração Final


Lembrancinhas: Seria interessante, entregar a igreja uma pequena lembrancinha em forma de arco-íris.


Anexo 1


* Procure caracterizar cada um dos participantes de acordo com a fala.


Para a criança é a esperança de crescer.
Para o trabalhador é a esperança de um país forte.
Para o jovem é a esperança de novos ideais.
Na estrada é a esperança da chegada.
Na chuva é a esperança de colheita.
Na ciências é a esperança de cura para as doenças.
Na velhice é a esperança do descanso em paz.
Na noite é esperança é a esperança de amanhecer.
No sorriso é a esperança da felicidade.
Na Bíblia é a suprema esperança da direção certa.
Em Jesus é a suprema esperança de salvação e ir para o céu.



 fonte: mariscnunes.blogspot.com.br




0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...